Comunidade universitária inicia comemorações dos 55 anos de criação da UEL
Comunidade universitária inicia comemorações dos 55 anos de criação da UEL
A programação traz eventos temáticos distribuídos ao longo do ano, com o ponto de partida na Semana de Recepção aos Ingressantes de 2025.Em tarde de clima agradável na cidade de Londrina, membros da administração, diretores de centros de estudos, servidores do Hospital Universitário (HU) e representantes de órgãos suplementares e do Poder Executivo Municipal estiveram reunidos para o lançamento da programação oficial das comemorações dos 55 anos de criação da Universidade Estadual de Londrina. O evento da tarde desta quinta-feira (20) marcou a apresentação do calendário de eventos e ações, cujo aspecto em comum será o destaque para o mote “Ser UEL”, de pertencimento e valorização do papel dos atores e atrizes da comunidade universitária envolvidos na construção da história da Universidade.
“É um orgulho trabalhar com esse mote e me pego a pensar que esse orgulho afeta milhares e milhares de pessoas nessa relação de pertencimento”, definiu a reitora, Marta Favaro, em seu discurso na Sala dos Conselhos.
A programação foi apresentada pela coordenadora de Comunicação Social da UEL, Beatriz Silvério Botelho, e traz eventos temáticos distribuídos ao longo de todo o ano, com o ponto de partida na Semana de Recepção aos Ingressantes de 2025 – SER UEL, entre 24 e 28 de março. Com o início das comemorações direcionadas aos ingressantes do ano letivo 2025, a UEL objetiva ampliar a consciência dos novos estudantes sobre a história da instituição. Essa trajetória tem início em 1970, soma mais 90 mil profissionais formados e se consolida no compromisso com a educação de qualidade, com a democracia, com o desenvolvimento sustentável e a transformação social.
“Que universidade é essa que me abrigou, que me acolheu e me forma? É importante nos colocarmos nesse processo de formação de consciência no nossos estudantes. Que cada um de nós siga falando com seus colegas e a comunidade sobre o mote Ser UEL”, pontuou a reitora.

Na ocasião, ainda foi exibido um teaser comemorativo, desenvolvido pela equipe de da Assessoria de Comunicação do Hospital Universitário, na figura do servidor Marco Antônio Corbanez, além de Carla Martins e Ana Luísa Sversutti que fizeram a roteirização. A produção também teve a colaboração da TV UEL, que cedeu imagens, e da Rádio UEL, com a narração da jornalista Eliete Vanzo.
Programação
Disponível em um portal exclusivo, o cronograma envolve ações junto à sociedade, inaugurações de obras e melhorias, formaturas e eventos especiais em homenagem a servidores aposentados, o que irá ocorrer em duas etapas. Também farão parte da programação uma campanha de doação de sangue junto ao Hemocentro Regional, a tradicional Feira das Profissões, e eventos voltados à prestação de serviços e o fomento do comércio de rua, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Para o vice-reitor Airton José Petris, a UEL chega aos 55 anos de criação em um momento de otimismo, com diversas obras e melhorias sendo realizadas em sua infraestrutura. Ele destacou que desde a década de 1970 a UEL vem sendo responsável por transformar vidas e, assim, a cidade de Londrina e a Região Norte do Paraná. “As pessoas já estavam aqui neste lugar e foram qualificadas aqui na UEL, de modo que não precisavam mais ir embora para outros lugares a partir da criação da Universidade. Dizemos que não dá pra pensar Londrina sem a UEL, pois a importância que essa universidade tem para transformar vidas e a cidade inteira é enorme. É motivo de muito orgulho para todos nós”, reforçou.

Representando o prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), o vice-prefeito, Júnior Santos Rosa (Republicanos), fez com o vice-reitor ao destacar a importância da Universidade no desenvolvimento do município, da Região Norte e de todo o estado do Paraná. “O professor Airton foi muito feliz ao lembrar que em todos os locais do estado que vamos vemos pessoas que foram agraciados em estudar aqui. Não tem como falar de Londrina sem falar da UEL”, reforçou o vice-prefeito.
Concurso
Parte das ações alusivas aos 55 anos, o concurso para escolha do selo comemorativo abre às comunidades interna e externa a possibilidade de participação na construção da marca da Universidade.

Como lembrou a diretora de Serviços Gráficos da UEL, a professora Camila Santos Doubeck Lopes, “as comemorações pedem uma identidade visual forte, com cores, grafismos e tipografia que transmitem valores, e com isso fortalecem não só os 55 anos, mas a marca da universidade”, ressaltou.
Já disponíveis no portal dos 55 anos, as normas do concurso definem que as propostas sejam desenvolvidas de acordo com as seguintes palavras-chave: ensino, pesquisa extensão; inclusão; inovação; diversidade; e respeito. Além disso, devem comunicar a missão da Universidade e o seu comprometimento com desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado do Paraná e do Brasil.
55 anos
A Universidade Estadual de Londrina foi criada por meio do Decreto Estadual nº 18.110, assinado em 28 de janeiro de 1970. Pouco tempo depois, em 7 de outubro de 1971, teve seu reconhecimento pelo Ministério da Educação, pelo Decreto Federal nº 69.324/1971. Com mais de 90 mil profissionais formados, a Universidade mantém hoje uma sólida estrutura, reunindo centros de estudos, hospitais-escola, museus, fazenda-escola, bibliotecas e laboratórios de excelência, além de intensa atuação em políticas públicas e projetos com impacto direto na comunidade.

(Foto: Agência UEL).