OSUEL apresenta concerto dedicado à música barroca nesta quinta e sexta-feira
OSUEL apresenta concerto dedicado à música barroca nesta quinta e sexta-feira
Osuel se apresenta nesta quinta e sexta e traz o violinista Luiz Otávio Santos, reconhecido no cenário mundial pela sua atuação na música antigaA Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) apresenta nesta quinta (8) e sexta-feira (9), no Teatro Ouro Verde, um concerto dedicado à música barroca, com a participação do renomado violinista Luiz Otávio Santos, referência internacional na prática de música antiga. As apresentações integram a Série Bourbon, da Temporada Ouro Verde 2025.
O programa contempla três obras fundamentais do século XVIII. Na abertura, a Suíte Orquestral nº 3 em Ré maior de Johann Sebastian Bach, obra célebre por conter a famosa Ária da Quarta Corda, mas que também impressiona por sua leveza dançante e estrutura brilhante.
Em seguida, a OSUEL interpreta a Sinfonia em Si menor, de Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Johann Sebastian. A peça surpreende por seu caráter emocional intenso, repleto de contrastes e tensão dramática, revelando a transição entre o barroco e o estilo galante do classicismo.
Encerrando o programa, a grandiosa Música para os Fogos de Artifício Reais, de Georg Friedrich Händel, composta em 1749 para celebrar o Tratado de Aix-la-Chapelle, que encerrou a Guerra da Sucessão austríaca, toma o palco com seu esplendor festivo. Escrita originalmente para uma apresentação ao ar livre, a obra exalta a pompa barroca com fanfarras vibrantes, ritmos marcantes e energia contagiante.
“Os concertos prometem uma experiência sonora marcada pela expressividade e pelo rigor estilístico da interpretação historicamente informada”, explica Rossini Parucci, maestro e diretor artístico da OSUEL. Ele explica que a condução deste concerto será do violinista Luiz Otávio. “Nesta apresentação, a orquestra convida o público para uma verdadeira imersão no repertório barroco, aliando excelência técnica e uma interpretação apaixonada.”
Luiz Otávio Santos
Natural de Ituverava (SP), Luiz Otávio Santos é formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium de Haia, na Holanda. Atuou como líder e solista de grupos como La Petite Bande, Ricercar Consort e Le Concert Français, além de lecionar em instituições como a Scuola di Musica di Fiesole (Itália) e o Conservatoire Royale de Bruxelles (Bélgica). No Brasil, é diretor artístico Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, fundador do Núcleo de Música Antiga da EMESP, e doutor em música pela UNICAMP. Reconhecido com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural em 2007, foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes de 2011.

(Com informações da assessoria de imprensa da OSUEL).