Estudantes de Jornalismo vencem concurso na Europa com foto que retrata fé e resistência
Estudantes de Jornalismo vencem concurso na Europa com foto que retrata fé e resistência
Foto produzida por alunos do 3º ano de Jornalismo da UEL retrata cavalgada no Assentamento Eli Vive; prêmio foi concedido por universidades europeiasOs estudantes Clara Dias Chamorro, Pedro Bruschi e Rebeca Mercuri, do terceiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), conquistaram o primeiro lugar no concurso internacional SEA-EU Photo Contest 2025. O concurso é organizado pela A SEA-EU (European University of the Seas).
Intitulada “O Pioneiro”, a fotografia foi capturada no Assentamento Eli Vive, em março de 2024, durante um momento de fé que antecedia a tradicional cavalgada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A atividade aconteceu em celebração aos 15 anos do assentamento, no distrito de Lerroville, em Londrina. “Achamos importante registrar esse momento significativo, que demonstra a celebração e a fé da comunidade do assentamento”, destacaram dois dos autores da imagem, Pedro Bruschi e Rebeca Mercuri.

(Foto: Clara Dias Chamorro, Pedro Bruschi e Rebeca Mercuri).
A professora Maria Luisa Hoffmann, responsável pela disciplina de Fotojornalismo, explicou que a fotografia foi produzida durante uma atividade desenvolvida ao longo do semestre. Os alunos receberam pautas semanais e desempenharam funções específicas, que iam desde a escolha e cobertura da pauta até a edição das imagens. Segundo ela, mais do que produzir uma boa fotografia, os estudantes foram incentivados a refletir sobre o processo de produção da imagem e a importância de registrar momentos que retratam contextos sociais e culturais. “Foi um exercício não só técnico, mas também de compreensão do contexto social e cultural daquela comunidade”, ressaltou.
Clara Dias Chamorro, que atualmente realiza intercâmbio na Universidade do Algarve, em Portugal, uma das nove instituições que compõem a SEA-EU, contou que soube do concurso por meio de uma professora e logo se lembrou da foto produzida para a disciplina. “O tema da terceira edição do concurso foi tradições culturais. A foto que escolhemos, além de simbólica, representa muito bem uma tradição cultural brasileira. Foi muito importante, como estudante brasileira em intercâmbio, poder mostrar um trabalho que retrata uma tradição do meu país”, relatou.
A escolha da fotografia vencedora foi definida por dois critérios: 60% da pontuação veio de uma comissão de júri da SEA-EU e 40% do público, por meio de votação no Facebook. “Nossos familiares e amigos nos apoiaram e ajudaram a divulgar, o que fez total diferença no resultado”, acrescentou Chamorro.
Hoffmann destacou ainda que essa visibilidade internacional motiva não só os estudantes premiados, mas também seus colegas. “A premiação mostra que estamos no caminho certo e incentiva os estudantes a participarem mais de concursos. Muitas vezes existe aquele pensamento de que é difícil, aquela autocrítica, mas quando um aluno vence, isso motiva os outros a se inscreverem também”, afirmou.
Ela também reforçou a importância de experiências como essa para a formação de profissionais mais humanos e éticos. “Temos uma resolução do MEC que estabelece diretrizes para os cursos de Jornalismo, com vários eixos de formação, incluindo a questão ética e de valores humanos. Pautas e trabalhos como esse, que exigem visitas, contato com outras realidades e dão visibilidade a essas histórias, contribuem para formar profissionais mais qualificados e comprometidos socialmente”, concluiu.
A SEA-EU (European University of the Seas) é uma aliança formada por nove universidades costeiras da Europa: Universidade de Cádis (Espanha), Universidade do Algarve (Portugal), Universidade de Gdansk (Polônia), Universidade de Split (Croácia), Universidade de Malta (Malta), Universidade de Nápoles (Itália), Universidade da Bretanha Ocidental (França), Universidade de Kiel (Alemanha) e a Nord University (Noruega). O objetivo da parceria é fortalecer as relações e criar projetos de cooperação e interação entre as instituições e seus estudantes.
(*Texto produzido pelos estudantes do 4º ano de Jornalismo na disciplina de Assessoria de Imprensa II).