Adequações na rede de água visam solucionar abastecimento no Campus

Adequações na rede de água visam solucionar abastecimento no Campus

A expectativa é que o problema do desabastecimento seja solucionado nos próximos 15 dias.

A Universidade Estadual de Londrina, em parceria com a Sanepar, está promovendo melhorias na infraestrutura de abastecimento de água do Campus Universitário. As intervenções, que começaram nesta semana, têm como objetivo solucionar os episódios pontuais de falta de água registrados em alguns setores da Universidade.  As obras estão sendo realizadas na Rua Bambuzal, no trecho entre a rotatória da Clínica Odontológica (COU) e a Sala dos Conselhos, onde está sendo feita a interligação entre dois pontos estratégicos de distribuição de água da cidade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos 15 dias.

A instabilidade no fornecimento de água vem sendo sentida nas pró-reitorias e alguns Centros de Estudos desde meados de março deste ano. O problema, explica o prefeito do Campus Universitário, Luiz Cláudio Buzeti, é resultado da diminuição da pressão no sistema hidráulico a partir do ponto de distribuição que abastece o Campus, localizado na PR-445.

A Prefeitura do Campus Universitário está em contato com a Sanepar para solucionar o problema desabastecimento de água. (Foto: Agência UEL).

“A UEL é abastecida atualmente por apenas um ponto de distribuição e há esse problema da falta de pressão, falta de força para a água chegar, prejudicando os locais que estão mais altos”, explica.

De acordo com ele, as adequações na rede de água começaram no início desta semana e visam a instalação de um novo ponto de entrada de distribuição de água, na face leste do Campus, próximo à Sala dos Conselhos. Esta nova entrada foi escolhida estrategicamente para ficar em uma área mais alta, o que facilitará o abastecimento de água no Campus para os locais em níveis mais baixos, como por exemplo, o Centro de Ciências Biológicas (CCB).

As obras estão sendo realizadas na Rua Bambuzal, no trecho entre a rotatória da Clínica Odontológica (COU) e a Sala dos Conselhos. (Foto: Agência UEL).

Além de ser uma solução para o abastecimento de água nos locais mais altos do Campus Universitário, esta nova entrada diminui a vulnerabilidade de abastecimento, considerando que o Campus tinha apenas a opção de abastecimento pela face sul, na entrada da PR-445. Assim, com esta instalação nova, o Campus terá duas entradas de abastecimento.

Projetos futuros

O prefeito do Campus conta que em uma segunda fase, será instalado uma terceira entrada de abastecimento, na face oeste, próximo à Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), o que aumentará ainda mais a eficiência na distribuição da água em todo o Campus.

Ele também adianta que está em fase de elaboração de projetos, na Prefeitura do Campus, a instalação de uma caixa d’água elevada, que será utilizada para distribuição da água por gravidade em todo Campus. Ela ficará ao lado da atual cisterna, na região central do Calçadão da UEL, com capacidade para armazenamento de 80 mil litros de água.

Todas essas iniciativas se somam às obras de modernização da rede de água do Campus. No início do ano, foi realizada a instalação de um novo ramal de abastecimento e a troca da tubulação de distribuição. Foram investidos cerca de R$ 110 mil com recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura (ProInfra IEES/2024) e projetos de execução elaborados pela Sanepar.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.