Mais de 60% do público inscrito visita Feira das Profissões nas primeiras horas

Mais de 60% do público inscrito visita Feira das Profissões nas primeiras horas

Feira coincidiu com a abertura das inscrições do Vestibular, que será realizado em 26 e 27 de outubro. Inscrições vão até 14 de agosto

Mais de 60% dos estudantes inscritos na 13ª edição da Feira de Profissões visitou o Campus da UEL na parte da manhã desta terça-feira (1°), movimentando quase 310 ônibus e preenchendo todos os espaços – Centros de Ensino, laboratórios, museus, lanchonetes e áreas externas. Esse foi o balanço apresentado pela reitora da UEL, professora Marta Favaro, ao final da manhã desta terça, fazendo uma avaliação do evento. Nesta edição, 19.116 alunos de Ensino Médio de 297 escolas públicas e particulares realizaram agendamento prévio, provenientes de 69 municípios paranaenses e de 32 do estado de São Paulo. A feira prossegue com visitas agendadas e espontâneas até às 21 horas.

Na avaliação da reitora, a Feira das Profissões representa um dos maiores eventos da Universidade, feito com o objetivo de apresentar os mais de 50 cursos de graduação presenciais a estudantes do Ensino Médio. “Esse é o momento em que nos aproximamos dos desejos dos estudantes mostrando o que é um curso de nível superior e qual profissão eles podem abraçar. É o momento do diálogo que faz toda diferença. Por isso é uma grande festa. Poder ver estes jovens na Universidade e para sonhar em ser UEL, que é o grande propósito”, definiu.

13 FEIRA DAS PROFISSOES-44
13 FEIRA DAS PROFISSOES-39
13 FEIRA DAS PROFISSOES-34
13 FEIRA DAS PROFISSOES-31
13 FEIRA DAS PROFISSOES-17
13 FEIRA DAS PROFISSOES-81
13 FEIRA DAS PROFISSOES-70
13 FEIRA DAS PROFISSOES-65
13 FEIRA DAS PROFISSOES-56
13 FEIRA DAS PROFISSOES-52
13 FEIRA DAS PROFISSOES-26
13 FEIRA DAS PROFISSOES-21
previous arrow
next arrow

Vestibular UEL 2026

A realização da Feira coincidiu com a abertura das inscrições do Vestibular 2026, que será realizado em fase única nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições custam R$ 181,00 e podem ser feitas até dia 14 de agosto, no portal da Cops. Os candidatos devem preencher o formulário e imprimir o boleto para o pagamento do preço público. Ao todo, serão oferecidas 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.

Segundo a reitora, mais do que apresentar o Vestibular para potenciais candidatos, a Feira traz como diferencial o fato de que os cursos são apresentados pelos seus acadêmicos, aproximando a realidade da Universidade com os visitantes, de forma real e interativa. “São os nossos alunos que mostram para os meninos e meninas do Ensino Médio que é bom ser UEL. A importância em pertencer à comunidade que tem a missão de produzir ciência, filosofia, arte”, definiu a reitora. “Estamos de braços abertos esperando os novos integrantes dessa comunidade”.

Mais de 60% do público inscrito visita Feira das Profissões nas primeiras horas. (Foto: Agência UEL).

A responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, ratificou que as alterações promovidas no Vestibular 2026 representam adaptações para tornar o processo mais acessível e democrático. A prova primeiro dia (26 de outubro), continua interdisciplinar, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e mais a redação.

No segundo dia serão aplicadas provas para candidatos de 12 cursos que registram maior concorrência, com média igual ou superior a dez candidatos/vaga, nos últimos três anos; nesse caso a prova será discursiva, com três horas de duração, questões de Sociologia (comum a todos) e de outras duas disciplinas indicadas pelos Colegiados de Curso. A relação consta no Manual do Candidato. Farão esta segunda prova os candidatos inscritos nos cursos de Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Segundo a professora Sandra, não se trata de uma mudança significativa. Ela explica que a alteração considerou que a prova do segundo dia acaba servindo mais como critério de desempate entre candidatos, daí a aplicação para os cursos mais concorridos.

Sobre o volume de inscritos, a expectativa é de que a UEL consiga atrair número semelhante ao do concurso passado, em torno de 16 mil estudantes. “Estamos buscando realizar o Vestibular da melhor forma possível, pensando sempre que todo estudante que termina o Ensino Médio tem direito à uma Universidade”, declarou. Confira imagens e entrevistas produzidas sobre a Feira das Profissões pela TV UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.