UEL define vagas reservadas para ações afirmativas no concurso para professores
UEL define vagas reservadas para ações afirmativas no concurso para professores
Após a primeira etapa de inscrições do certame, foram homologadas as candidaturas de 95 pessoas negras (pretos e pardos) e 64 pessoas com deficiência (PcD).A Universidade Estadual de Londrina divulga nesta sexta-feira (11) a distribuição das vagas reservadas, nas diversas áreas do conhecimento, no concurso público para professores. Após a primeira etapa de inscrições do certame, foram homologadas as candidaturas de 95 pessoas negras (pretos e pardos) e 64 pessoas com deficiência (PcD), a partir da análise realizada por comissões específicas. Com este resultado, ficam definidas as áreas e subáreas com vagas reservadas e as destinadas para ampla concorrência, do total de 102 vagas ofertadas, em edital a ser publicado às 17 horas, no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).
Na segunda-feira (14), a partir das 8h, será aberta a segunda etapa de inscrições do concurso, voltada à ampla concorrência, conforme prevê o Edital PRORH nº 096/2025. As inscrições podem ser realizadas até 12 de agosto, também no portal da Cops. Os candidatos deverão preencher o formulário disponível, fazer o envio da documentação solicitada e recolher a taxa de inscrição. O preço público é de R$ 484,84, conforme Resolução CA n° 31/2025, que determina o valor de 6% do salário básico da classe inicial de professor adjunto.
Das mais de 100 vagas do concurso, 86 são para ampla concorrência, dez para pretos e pardos e seis para pessoas com deficiência (PcD), em conformidade com a legislação que define as cotas – leis estaduais nº 14.274/2003 e 18.419/2015, respectivamente. O salário oferecido será de R$ 17,4 mil mensais para jornada de 40 horas semanais, em regime de trabalho de dedicação exclusiva (TIDE).
Conforme previsto no Edital, a reserva de vagas não impede a inscrição dos candidatos de ampla concorrência, que poderão ocupar eventuais vagas em caso de inexistência de aprovados ou no surgimento de novas vagas no prazo de validade do concurso.
Provas
Candidatos serão avaliados em etapas considerando: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática (quando for o caso), de caráter eliminatório; prova didática com arguição, de caráter eliminatório e classificatório; defesa de memorial, projeto ou portfólio (quando for o caso); e prova de títulos, de caráter classificatório. A seleção dos candidatos ficará a cargo de Bancas Examinadoras compostas por três professores, sendo pelo menos um convidado de outra Universidade.
Resultado do concurso
A lista de convocação dos selecionados será divulgada em edital específico no portal da Cops e no Diário Oficial do Estado do Paraná, prevista para o final do segundo semestre deste ano. Os classificados deverão ser convocados de imediato para os exames pré-admissionais de Avaliação Médica e posterior nomeação. A expectativa é de que os aprovados possam iniciar as atividades acadêmicas no ano letivo de 2026. O concurso público tem validade de dois anos.