Estudantes da UEL viajam para o 43° SEURS, com foco em justiça socioambiental

Estudantes da UEL viajam para o 43° SEURS, com foco em justiça socioambiental

UEL leva 20 trabalhos para o Seminário de Extensão da Região Sul 2025, a edição reflete o papel da extensão universitária diante da sindemia global

Alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) viajaram, nesta terça-feira (22), para a 43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Esse ano, o evento será realizado entre os dias 22 e 25 de julho em Lages (SC), sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, a edição tem como objetivo analisar as práticas extensionistas diante da sindemia global, termo usado para definir a interação de múltiplos problemas de saúde pública, como obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, que se reforçam mutuamente e compartilham causas comuns.

A UEL expõe 20 projetos de extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Os projetos contemplam seis das oito áreas temáticas da extensão, sendo elas: tecnologia e produção, trabalho, meio ambiente, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

A universidade também apresenta a oficina “Do laboratório ao prato: a ciência por trás da segurança dos alimentos”, que será ministrada no dia 24 de julho, das 13h30 às 15h, no prédio de Engenharia Florestal. A atividade convida o público a entender, de forma prática, os riscos e os cuidados necessários na cadeia de produção e consumo de alimentos.

Estudantes da UEL viajam para o 43° SEURS, com foco em justiça socioambiental. (Foto: Proex).

Com uma delegação composta por estudantes e professores extensionistas, a UEL valoriza a ciência feita em diálogo com a sociedade. “É um trabalho de organização, que se inicia em abril, com a Seleção Interna e difícil tarefa, junto a comissão avaliadora, de levar apenas 20 resumos expandidos. A proposta é apresentar os resultados de ações extensionistas da UEL, com o apoio financeiro da SETI, Fundação Araucária e da UEL, por meio da PROEX”, afirmou a professora Ana Luisa Boavista, diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da PROEX e coordenadora institucional.

Reunindo diversas instituições, o evento serve para mostrar as iniciativas de extensão realizadas pelas universidades. “Representa para as universidades um momento de registro das ações de extensão de cada universidade. A UEL participa com 20 trabalhos, entre oficinas e tertúlias”, comenta Zilda Andrade, Pró-Reitora de extensão da UEL.

Ao integrar o SEURS 43, a UEL reafirma seu compromisso com a extensão universitária, promovendo a troca de experiências e a aplicação do conhecimento em contextos sociais diversos.

*Bolsista na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade – PROEX.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.