Oficina aborda o uso de podcasts como ferramenta de ensino de História neste sábado
Oficina aborda o uso de podcasts como ferramenta de ensino de História neste sábado
Veículo poderoso de transmissão da oralidade, amplamente utilizado no ensino de ciências humanas e conhecimentos de todas as áreas, os podcasts entram em pauta na manhã deste sábado (13), na oficina Som e Fúria: a História Pública do rádio ao podcast. A oficina é destinada a professores do ensino fundamental e médio e à comunidade […]Veículo poderoso de transmissão da oralidade, amplamente utilizado no ensino de ciências humanas e conhecimentos de todas as áreas, os podcasts entram em pauta na manhã deste sábado (13), na oficina Som e Fúria: a História Pública do rádio ao podcast. A oficina é destinada a professores do ensino fundamental e médio e à comunidade externa, e será realizada na sala 447, às 9h, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). As inscrições podem ser realizadas por meio deste endereço.
Coordenadora da atividade, a professora do Departamento de História da UEL Maria Renata da Cruz Duran explica que a oficina é um desdobramento do projeto de extensão intitulado “A Peroba, História Raiz”, criado em 2020, e cujo podcast homônimo já acumula mais de 120 episódios nas plataformas de streaming.
“A Peroba” conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), reunindo mais de 130 envolvidos entre alunos e estudantes, sob a coordenação do professor André Lopes Ferreira. As atividades desenvolvidas no âmbito do Pibid cristalizam uma parceria fundamental entre a UEL e as secretarias de educação do Paraná e de Londrina na formação de docentes, contando com o reconhecimento de instituições como o Arquivo Nacional no caso do Pibid História.
“Os alunos estão montando uma série e o conteúdo dos episódios dos podcasts é bem aberto. Os temas envolvem a história das mulheres e as relações de gênero, do café no Norte do Paraná com a Geada Negra, a história das indígenas aqui na cidade, além da história da música e outros temas da História Moderna”, conta a coordenadora, Maria Renata da Cruz Duran, pesquisadora da área de Humanidades Digitais.
Programação
Neste sábado, ela recebe como convidada para a mesa de abertura a também docente do Departamento de História da UEL Ana Heloísa Molina, doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2004) e integrante dos grupos de pesquisa Cultura Visual, Imagem e História; e Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI). Em seguida, a oficina contará com a presença do jornalista, repórter e coordenador de conteúdo da TV Tarobá Band de Londrina, Bruno Carraro, que abordará o uso de softwares livres de edição de áudio.
A oficina Som e Fúria ainda contará com as presenças da chefe de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed), Daniela Fogaça Loeblin, e Juliana Sartori, produtora na Banca do Podcast, que irão debater sobre caminhos para a utilização da ferramenta em aula e a divulgação dos conteúdos nas mídias digitais.
A realização da oficina Som e Fúria conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Todo o conteúdo será disponibilizado no canal do Youtube Biblioteca Digital – História (CCH).
*Assessor Especial na Coordenadoria de Comunicação Social.