UEL é contemplada com certificação ambiental Selo Clima Paraná 2025

UEL é contemplada com certificação ambiental Selo Clima Paraná 2025

Selo reconheceu 308 iniciativas que se destacaram nas áreas de sustentabilidade ambiental e gestão climática

A UEL foi uma das instituições públicas contempladas com o Selo Clima Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que reconheceu 308 iniciativas que se destacaram nas áreas de sustentabilidade ambiental e gestão climática em todo o estado. A cerimônia de premiação foi realizada na semana passada, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, e reconheceu 21 organizações públicas, 254 entidades privadas e 33 na categoria Cidades. A UEL esteve representada na cerimônia pelo vice-reitor, Airton Petris, que recebeu o prêmio das mãos do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Esse ano a premiação registrou um incremento de mais de 66% no número de condecorações em relação a 2024, quando 185 instituições receberam o troféu ambiental. No total, mais de 7.424 ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) foram declaradas à Sedest em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental. “Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, considerou.

Vice-reitor Airton Petris recebeu a premiação do secretário Rafael Greca

O Selo Clima Paraná é uma iniciativa que envolve empresas privadas, instituições públicas e municípios. A avaliação dos participantes é baseada em resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.

O selo tem validade de um ano, um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 800 organizações, com mais de 300 certificações em 2025. Isso reflete o crescente engajamento de diferentes setores na busca por soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias/ AEN)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.