Aberta seleção de novos integrantes do time Enactus UEL

Ligado ao empreendedorismo social, a equipe é formada por alunos dos mais diversos cursos da Universidade.

A Enactus UEL – Time de Empreendedorismo Social abriu inscrições para processo seletivo de novos integrantes. Alunos da Universidade interessados em atuar em projetos de impacto social desenvolvidos em Londrina e região. Aberto para estudantes da graduação e pós-graduação das mais diversas áreas, as inscrições podem ser feitas até 17 de abril – INSCRIÇÕES/ENACTUS.

O processo seletivo será realizado de forma remota e terá quatro etapas: inscrição, dinâmicas em grupo, entrevistas e processo trainee. O resultado será divulgado dia 28 de abril nas redes sociais da Enactus UEL e no e-mail dos candidatos. Confira o Edital do Processo de Seleção Enactus/2021.

Enactus – Formado atualmente por 20 estudantes, o time Enactus UEL foi criado em maio de 2020. Os alunos são dos mais diversos cursos de graduação – Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Odontologia, Química e Relações Públicas. Eles se organizam seis diretorias: Administrativa, Comunicação, Financeira, Recursos Humanos, Qualidade e Projetos. As atividades são coordenadas pelo professor conselheiro André Azevedo da Fonseca, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

A Enactus é uma organização internacional, presente em 37 países, que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. Os estudantes podem desenvolver ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de trazer inovação e impacto positivo para problemas e desafios encontrados em comunidades locais. Com isso, ao mesmo tempo em que as comunidades são beneficiadas por meio de modelos de negócios sustentáveis, os alunos aprendem na prática.

Segundo o presidente da Enactus UEL, Guilherme Silva, em 10 meses de atividades já foi possível criar muito networking. “Aprendi muito com a rede. Temos bastante contato com outros times, como da UFScar e da UEM. Também temos contato com empresas multinacionais, que são parceiras da Rede Enactus Brasil”, afirma.

Guilherme destaca ainda que os participantes da organização recebem muitas capacitações em liderança e empreendedorismo social, sendo o “espírito de liderança” uma das questões mais trabalhadas no time e na rede. “O estudante, com essa capacitação em empreendedorismo social e tendo contato com os projetos sociais, consegue desenvolver muita coisa bacana, que depois pode ser aplicada em empresas e em órgãos governamentais para gerar impacto positivo para a sociedade”, explica.

Atividades – Diversas ações já foram realizadas pela Enactus UEL em Londrina. De agosto a setembro de 2020, o time fez campanha de arrecadação de alimentos, fraldas e produtos de higiene e limpeza para serem doados a idosos em isolamento social por causa da pandemia de COVID-19. A campanha contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) e do projeto UEL pela vida. No ao passado, também fizeram o Sopão Solidário, para alimentar moradores de rua da cidade.

Hoje, a equipe da Enactus UEL está com dois projetos em desenvolvimento. Um deles será realizado no Jardim Califórnia e tem como foco a capacitação de mulheres para fomentar a geração de emprego e renda durante a pandemia. O outro, que está na fase de prospecção, envolve o ensino complementar de Ciência para crianças da escola pública. “Quando passar a pandemia, o objetivo é trabalhar com crianças e esporte e fazer ações mais específicas no bairro”, conta o presidente da Enactus UEL, Guilherme Silva.