UEL coordena acordo de cooperação cultural com Universidade Rússia e instituições brasileiras

UEL coordena acordo de cooperação cultural com Universidade Rússia e instituições brasileiras

Cinco universidades do país participam da cooperação. Iniciativa é intermediada pela Embaixada do Brasil na Federação da Rússia.

A UEL vai coordenar uma cooperação de intercâmbio cultural com a Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH). Cinco universidades de todas as regiões do país participam dessa cooperação, intermediada pela Embaixada do Brasil na Federação da Rússia. Em reunião realizada na última quinta-feira (9), o grupo se apresentou e alinhou as expectativas para a tratativa do acordo de internacionalização. 

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Dellaroza, é uma satisfação iniciar esse vínculo como uma rede de universidades do país e a RSUH. “É a possibilidade de disseminação e troca de saberes entre a cultura brasileira e a russa”, afirma. Além da UEL, participam da cooperação as Universidade Federais da Bahia (UFBA), do ABC (UFABC), do Pará (UFPA) e a Universidade de Brasília (UnB). Já foram iniciadas as tratativas para a elaboração da minuta de cooperação e a oficialização deve começar em breve, visando a realização de evento conjunto em 2022. 

Representantes das instituições participaram de reunião on-line para alinhar as tratativas do acordo de internacionalização. 

São propostas as seguintes ações: criação de consórcio formado por cinco universidades brasileiras, Universidade Estadual Russa de Humanidades e universidades regionais russas; realização de eventos culturais no RSUH em fevereiro de 2022, a fim de familiarizar estudantes e funcionários com a cultura do Brasil; e criação de um Centro Educacional e Científico russo-brasileiro, de estudos da cultura popular brasileira, com base no RSUH.

Reunião – Participaram da reunião última quinta-feira (9), os seguintes representante da UEL: o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, a diretora de relações, cultura e relações com a sociedade, Zilda Freitas Andrade, e o professor Kennedy Piau, do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA)

Representantes da Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH) também estavam presentes, entre eles a vice-reitora interina de Cooperação Internacional, conselheira da Administração para Assuntos Internacionais Vera Zabotkina, e a chefe do Departamento de Relações Internacionais Olga Trofimova. Além disso, participaram os membros da Embaixada Brasileira, Álvaro Galvani e Bruna Muriel.

(FOTO/CAPA: Universidade Estatal Russa de Humanidades).

Leia também