Embaixador da Índia no Brasil saúda busto do líder indiano Mahatma Ganghi

Seresh Reddy jogou pétalas de rosas sobre o busto do político indiano, mundialmente conhecido como um símbolo da paz.

O busto do líder religioso indiano Mahatma Gandhi, localizado na Praça do Restaurante Universitário (RU), recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), a visita do embaixador da Índia no Brasil, Seresh Reddy. Ao lado de executivos da multinacional de tecnologia Tata Consultancy Services (TCS), cujo centro operacional está sediado em Londrina desde 2018, o embaixador jogou pétalas de rosas sobre o busto de Ganghi como forma de homenagear aquele que é considerado um dos homens mais influentes do século XX, cujo papel na história não poderia deixar de ser exaltado em meio às comemorações dos 75 anos de independência da Índia, comemorados nesta semana.

O prefeito do Campus da UEL, Luiz Claudio Buzeti, deu as boas-vindas ao chefe de estado indiano reforçando o papel da estadual londrinense na formação de mão de obra qualificada nos setores de tecnologia e inovação, fator que pesou positivamente na escolha de Londrina para a operacionalização da gigante de tecnologia, que conta com 630 mil colaboradores em 50 países. “Todo o investimento que a Índia está fazendo em Londrina por meio da Tata, a UEL está de certa forma relacionada com a formação de mão de obra. Deixamos à disposição todo o nosso corpo técnico para a integração Londrina-Índia”, diz Buzeti.

Após ter participado de um cerimônia de comemoração dos 75 anos de independência da Índia, no Rio de Janeiro, no início desta semana, Seresh Reddy esteve em Londrina para uma série de compromissos. Dentre eles, uma reunião com o prefeito da cidade, Marcelo Belinati, e todo o estafe da Prefeitura Municipal de Londrina, também na tarde desta quinta-feira.

A visita à UEL também contou com a presença do chefe de operações da TCS no Brasil, Tushar Parikh, além do chefe de operações em Londrina, Francisco Júnior, e do diretor financeiro, Bruno Rocha.

“A visita consolida uma aliança importante entre Londrina e a Índia do ponto de vista estratégico, de desenvolvimento de negócios e aproximação de relações e laços culturais. É um porto de conexões importantes. A maior empresa da Índia é a TCS e é ela que está presente aqui com o maior centro de entrega de serviços de tecnologia da Região Sul inteira, que está em Londrina”, destacou.

Integração Brasil-Índia

Os esforços para a instalação do busto de Mahatma Gandhi na UEL partiram do professor da UEL Eduardo Judas Barros, então coordenador do Núcleo de Estudos Afroasiáticos, que mais tarde passou a se chamar Neab (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros). O busto foi esculpido em bronze em 1999 como símbolo da luta da UEL pela promoção da paz.

Após a visita, e comitiva do embaixador seguiu para outros compromissos, dentre eles, a apresentação da Companhia de Dança Aavishkar, no Teatro Mãe de Deus.