Mais de 100 estrangeiros participam do exame de proficiência em Língua Portuguesa

Universidade sedia entre os dias 18 e 20 aplicação do exame, fundamental para obtenção do Celpe-Bras para estrangeiros.

A UEL vai sediar, entre os dias 18 e 20 de outubro, a aplicação do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), pré-requisito para o ingresso nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação no País. Participam da avaliação estudantes e egressos de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Estudos da Linguagem, docentes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, além de uma servidora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) certificada pela UEL para compor o time de avaliadores.

Credenciada desde 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) como posto aplicador do exame, a UEL deverá receber 102 participantes estrangeiros que moram em 17 municípios do Paraná e 18 do estado de São Paulo, além de cidades de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

De acordo com a coordenadora local do exame, a docente do Departamento de Letras Viviane Bagio Furtoso, este grupo é composto por argentinos, beninenses, bolivianos, britânicos, canadenses, chineses, colombianos, cubanos, dominicanos, estadunidenses, franceses, haitianos, indianos, iraquianos, israelenses, libaneses, malianos, marroquinos, nigerianos, paraguaios, peruanos, russos, senegaleses, sérvios, sírios, tunisianos e venezuelanos.

As provas escritas, que visam avaliar aspectos textuais e discursivos, vão ser aplicadas no período da manhã do dia 18, terça-feira, nas salas 102 e 107 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Em seguida, os participantes deverão agendar a realização da prova oral. As provas orais são individuais e presenciais e vão ser aplicadas entre o início da tarde desta terça e o final da tarde desta quinta-feira.

A UEL é a única estadual do Paraná credenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como posto aplicador. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também estão credenciadas para aplicar o exame.