Doutoranda em Estudos da Linguagem recebe premiação internacional

Isadora Teixeira Moraes é a única brasileira premiada no Duolingo Doctoral Dissertation Award, concedido pela empresa para teses na área de avaliação e testagem.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGel), Isadora Teixeira Moraes é a única brasileira premiada no Duolingo Doctoral Dissertation Award, prêmio concedido anualmente pela empresa Duolingo para teses em andamento nas áreas de avaliação e testagem. A estudante receberá US$ 6.000,00 para investir na finalização da sua pesquisa, intitulada “Letramento em avaliação de formadoras de professores/as de inglês: implicações para a formação inicial e continuada”.

A pesquisa de Isadora tem como objetivos identificar o nível de letramento em avaliação de formadoras de professores de inglês, quais as melhores formas de promover esse letramento e as implicações dessa promoção na práxis das formadoras. “Em linhas gerais, o letramento em avaliação refere-se à capacidade de professores de conduzirem a avaliação de forma a promover a aprendizagem, não apenas medi-la”, explica a doutoranda.

Durante a pesquisa, em parceria com sua orientadora, professora Viviane Bagio Furtoso, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH), a estudante ministrou uma oficina online de avaliação para formadoras de professores de inglês de sete universidades do Paraná. “Dessa forma, almejamos que professores em formação inicial e continuada se tornem avaliadores cada vez mais capacitados, para que a avaliação em sala de aula deixe de ter o caráter punitivo comumente associado a ela e passe a ser uma aliada do professor na promoção da aprendizagem do aluno”, conclui.

Com o prêmio recebido, a doutoranda irá fazer alguns investimentos que contribuem com o avanço da pesquisa, são eles: aquisição de uma licença de um software de análise qualitativa de dados; compra de um notebook novo; e o custeio de uma viagem para Nova York em junho de 2023, visando apresentar os resultados da tese no Colóquio de Pesquisas sobre Testagem em Línguas (Language Testing Research Colloquium), o maior evento internacional na sua área de pesquisa.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.