Processo seleciona estudantes para bolsa de estudos no Japão

Inscrições seguem até 16 de fevereiro e devem ser feitas no Consulado Geral do Japão em Curitiba, presencialmente ou pelos correios.

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para bolsas de estudo de Cultura e Língua Japonesa, ofertadas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). A iniciativa seleciona estudantes descendentes de japoneses e graduandos em Letras – Japonês interessados em estudar em instituições de ensino no Japão. As inscrições seguem até 16 de fevereiro e devem ser realizadas diretamente no Consulado Geral do Japão em Curitiba, presencialmente ou via correios.

Com duração de um ano, o curso oferece a oportunidade de estudo da língua e cultura japonesas em programas específicos elaborados pelas universidades do Japão. Durante o período, serão realizadas aulas práticas, workshops, visitas e, em alguns casos, experiências de homestay e viagens. Os candidatos selecionados irão receber passagem de ida e volta para o local do curso, isenção de taxas de matrícula e mensalidade da Universidade, além de uma bolsa mensal no valor de Y$ 117.000,00 (R$ 4.662,00) para se manter no país.

Podem participar do processo seletivo descendentes de japoneses que estejam cursando qualquer curso de graduação, desde que estudem, paralelamente, a língua japonesa há pelo menos um ano ininterrupto e possuam conhecimento superior ao nível N4 do JLPT (Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa). Também há vagas para graduandos em Letras – Japonês. Neste caso, não é obrigatório que o candidato seja descendente de japonês, contanto que não estejam matriculados no primeiro ou último ano da graduação e que sejam nascidos entre 2 de abril de 1993 e 1° de abril de 2005.

Os detalhes das bolsas para descendentes de japoneses podem ser acessados neste link; para os graduandos em Letras – Japonês, as informações podem ser conferidas aqui.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.