Curso de espanhol busca afastar obstáculos na comunicação entre servidores e alunos estrangeiros 

Curso de espanhol busca afastar obstáculos na comunicação entre servidores e alunos estrangeiros 

Ao todo, dez servidores participam das aulas, que ocorrem às segundas e quartas, na sala 129 do CLCH.

A UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), está oferecendo uma iniciativa inédita voltada para auxiliar os seus servidores das secretarias de pós-graduação com a comunicação na Língua Espanhola. Formatado em um curso prático com carga horária de 30 horas em 16 encontros, o Curso de Espanhol para Servidores da Pós-Graduação é uma atividade do estágio curricular obrigatório do programa de Pós-graduação do Programa em Estudos da Linguagem (PPGEL). Ao todo, dez servidores estão participando das aulas, realizadas às segundas e quartas-feiras, entre 10h e 11h30, na Sala 129 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

Responsável por ministrar o curso, a professora argentina Romina Toranzos veio de Buenos Aires para estudar na UEL em 2018. Ela lembra que o primeiro contato dos estudantes estrangeiros costuma ser com os servidores que atuam nas secretarias dos programas de pós-graduação. No entanto, como nem todos são fluentes na língua espanhola, algumas dificuldades acabam surgindo. “Então, achamos interessante realizar esse curso para passarmos as nossas dúvidas e ajudarmos os servidores as deles”, diz. 

De acordo com a docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) Valdirene Zorzo-Veloso, coordenadora da atividade, o curso é extremamente prático e direcionado às necessidades diárias dos estudantes estrangeiros dentro de um nível básico da língua espanhola. 

Embora as aulas tenham iniciado há algumas semanas, todos os servidores das secretarias de pós-graduação da UEL podem comparecer a acompanhar as aulas como ouvintes, buscando tirar suas dúvidas ou dar início aos estudos em um novo idioma. 

A argentina Romina Toranzos ministra o curso prático como uma das atividades do estágio curricular obrigatório na UEL. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Lançamento

Ocupação urbana Flores do Campo recebe projeto Ruar EcoArtivismo neste sábado (22)

A Associação Intercultural de Projetos Sociais (Alma), em parceria com o Coletivo Quizomba, Universidade Estadual de Londrina, Norte Cultural, Funarte, Secretaria de Estado da Cultura/Profice e Copel, está desenvolvendo, em 2025, o PROJETO RUAR: Ações Formativas em Artivismo e Educação Ambiental (Ruar EcoArtivismo). O projeto será lançado oficialmente na tarde deste sábado (22), a partir das 14h, na ocupação urbana Flores do Campo (Zona Norte de Londrina). Na […]


Equipe de Arbitragem da UEL participa de competição de Direito e Tecnologia

A simulação de procedimentos arbitrais faz parte da CoDiTech Moot, evento que reúne universitários de todo o País.


Lançamento

NDPH convida para o lançamento de obra sobre migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo

"Retorno à Pátria Alemã", da historiadora e docente Méri Frotscher, será lançada na noite desta sexta-feira (21), às 19h30, no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL.


Além dos muros: UEL realiza defesa de TCC na Terra Indígena do Apucaraninha 

A Universidade Estadual de Londrina, por meio do curso de Geografia, realizou a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Terra Indígena do Apucaraninha, reunindo docentes e moradores, dentre eles, egressos da pós-graduação da UEL. A banca de TCC foi realizada no dia 13 de fevereiro, no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, […]