Curso de espanhol busca afastar obstáculos na comunicação entre servidores e alunos estrangeiros 

Curso de espanhol busca afastar obstáculos na comunicação entre servidores e alunos estrangeiros 

Ao todo, dez servidores participam das aulas, que ocorrem às segundas e quartas, na sala 129 do CLCH.

A UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), está oferecendo uma iniciativa inédita voltada para auxiliar os seus servidores das secretarias de pós-graduação com a comunicação na Língua Espanhola. Formatado em um curso prático com carga horária de 30 horas em 16 encontros, o Curso de Espanhol para Servidores da Pós-Graduação é uma atividade do estágio curricular obrigatório do programa de Pós-graduação do Programa em Estudos da Linguagem (PPGEL). Ao todo, dez servidores estão participando das aulas, realizadas às segundas e quartas-feiras, entre 10h e 11h30, na Sala 129 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

Responsável por ministrar o curso, a professora argentina Romina Toranzos veio de Buenos Aires para estudar na UEL em 2018. Ela lembra que o primeiro contato dos estudantes estrangeiros costuma ser com os servidores que atuam nas secretarias dos programas de pós-graduação. No entanto, como nem todos são fluentes na língua espanhola, algumas dificuldades acabam surgindo. “Então, achamos interessante realizar esse curso para passarmos as nossas dúvidas e ajudarmos os servidores as deles”, diz. 

De acordo com a docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) Valdirene Zorzo-Veloso, coordenadora da atividade, o curso é extremamente prático e direcionado às necessidades diárias dos estudantes estrangeiros dentro de um nível básico da língua espanhola. 

Embora as aulas tenham iniciado há algumas semanas, todos os servidores das secretarias de pós-graduação da UEL podem comparecer a acompanhar as aulas como ouvintes, buscando tirar suas dúvidas ou dar início aos estudos em um novo idioma. 

A argentina Romina Toranzos ministra o curso prático como uma das atividades do estágio curricular obrigatório na UEL. (Foto: André Ridão/Agência UEL)
Leia também