Professoras do Direito são painelistas em evento de universidade italiana
Professoras do Direito são painelistas em evento de universidade italiana
Daniela Paiano e Rita Espolador participaram, entre os dias 3 e 6 de julho, de encontro de juristas brasileiros da Universidade de Camerino.Localizada em uma pequena província da Itália, a Universidade de Camerino (Unicam) realizou, entre os dias 3 e 6 de julho, um congresso internacional voltado ao encontro de juristas italianos e brasileiros, recebendo entre seus painelistas duas professoras da Universidade Estadual de Londrina, Daniela Braga Paiano e Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador.
Estiveram presentes na mesa de abertura o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, o reitor da Unicam, Claudio Pettinari, e a organizadora do evento, a professora Maria Cristina de Cicco. Intitulado “tinerari della civilistica brasiliana e italiana nella legalitá costituzionale“, o congresso foi promovido pela Escola de Direito da Universidade de Camerino, uma das mais antigas universidades do mundo.
Docentes do Departamento de Direito Privado (Cesa) e do programa de mestrado e doutorado em Direito Negocial da UEL, Daniela e Rita integraram o grupo de convidados ao lado de professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Também esteve presente o juiz da comarca de Sidrolândia (MS), Fernando Moreira Freitas da Silva, egresso do programa de mestrado em Direito Negocial da UEL.
A professora Daniela Braga Paiano conduziu o painel “A Filiação na Legalidade Constitucional: da invisibilidade ao reconhecimento plural”. Ela destaca que a UEL possui um convênio com a Universidade de Camerino, que foi firmado a partir do trabalho da professora Ana Claudia Corrêa Zuin Mattos Amaral, do programa de pós-graduação em Direito Negocial da UEL.
Anteriormente, a professora Rita Espolador foi responsável pelo painel “Negócios Jurídicos e Biodireito: análise dos contratos de criopreservação de material genético à luz da legalidade constitucional”.
Foram homenageados no evento os professores Danilo Doneda e Dênis Franco Silva, falecidos em 2022 e 2018, respectivamente. Considerado um dos principais especialistas em proteção de dados no País, Doneda formou-se em Direito na UFPR e chegou a ocupar o cargo de coordenador-geral na Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Ele foi diagnosticado com um câncer no intestino, aos 52 anos.
Já Dênis Franco Silva atuou como professor de Direito Civil por 18 anos na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição onde também ocupou o cargo de procurador jurídico.