Professora representa a UEL no maior fórum mundial sobre Agenda 2030 da ONU

Professora Olívia Orquiza participará, até dia 19 de julho, do maior evento mundial da área, na sede da ONU, em Nova York.

Representando o Estado do Paraná, a professora da UEL Olivia Orquiza de Carvalho Zara, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU), participará do maior evento mundial na promoção de responsabilidades pela implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o High Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) (Fórum Político de Alto Nível, tradução livre). O evento ocorre na sede da ONU, em Nova York, até dia 19 de julho, e terá representações de mais de 200 países.

Olivia Orquiza foi convidada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), por intermédio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), locada na Casa Civil, a ministrar palestra de dois eventos que fazem parte da programação do HLPF. Ela é pesquisadora em avaliação do ciclo de vida do bairro (ACV) no Green Building Lab da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e possui mestrado e doutorado com foco em desenvolvimento urbano sustentável. Também é Conselheira Municipal de Planejamento e Gestão Territorial e Conselheira Municipal de Meio Ambiente em Londrina.

Os dois eventos que a professora participará no HLPF são o Higher Education Institutions Collaborating with Cities and Regions to Achieve the Sustainable Development Goals – SDGs (Instituições de Ensino Superior colaborando com Cidades e Regiões para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, tradução livre), a ser realizado no dia 18 de julho; e o Engaging the private sector in the localisation of the SDGs (Envolver o setor privado na localização dos ODS, tradução livre), evento paralelo do Estado de São Paulo, no dia 19 de julho.

O HLPF é a plataforma central das Nações Unidas para acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em nível global. O evento é um ambiente inspirador de aprendizado sobre boas práticas e inovações internacionais para direcioná-las ao desenvolvimento de novas políticas públicas para o Estado.

Compromisso com a OCDE

O Paraná faz parte do Programa da OCDE A Territorial Approach to the SDGs – A role for Cities and Regions to leave no-one behind (Uma Abordagem Territorial para os ODS – O Papel das cidades e Estados para não deixar ninguém para trás, tradução livre). O referido Programa no Paraná é coordenado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), que trabalha com gestão em Quádrupla Hélice ao envolver em sua estratégia de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além dos governos municipais, o do Estado como um todo e o Governo Federal, o setor privado, sociedade civil e a academia.

Para a recente missão da OCDE ao Paraná, nos dias 23 e 24 de maio, foi convidado o vice-reitor da UEL, Airton Petris, acompanhado da professora Olívia Orquiza. Ela participou da reunião em que abordou a construção do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) da Agenda 2030, com foco principal nos Objetivos de número 11 e 14 (Cidades sustáveis e Vida na água, respectivamente). Desenvolvidos desde 2019, os Napis são financiados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).