UEL renova parceria para intercâmbio com universidade do Japão

Acordo prevê ida de pesquisadores de Londrina a Okinawa e vice-versa, para estreitar laços entre as universidades.

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), renovou na manhã desta quinta-feira (3) seu acordo de cooperação internacional com a Universidade Meio (Japão), ampliando a parceria institucional que nasceu em 2008. O acordo de cooperação internacional, um dos 170 já formalizados pela UEL, prevê o intercâmbio de estudantes e docentes, trocas culturais e cooperações acadêmicas e tem validade até 2028.

A formalização da parceria foi realizada na Sala dos Conselhos e contou com a presença da reitora, Marta Favaro, e do reitor da Universidade Meio, Massanori Sunagawa. Ainda fizeram parte da mesa de honra a assessora da ARI, a professora Viviane Aparecida Bagio Furtoso, e a diretora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), a professora Estela Okabayashi Fuzii.

Localizada em Okinawa, na região sul do Japão, a Universidade Meio vem buscando ampliar as parcerias com instituições de Ensino Superior, especialmente na América do Sul, explicou o reitor. “Sinto muita simpatia pela cidade de Londrina, por ter uma grande concentração de imigrantes okinawanos, e desejo que a UEL e a Universidade Meio tenham um intercâmbio mais frequente de estudantes e do corpo docente. Estou sinceramente contente por poder assinar esse acordo in loco”, disse, contando com a tradução simultânea do tradutor juramentado e professor de japonês Paulo Tsuchiya.

O acordo de cooperação internacional foi assinado em japonês e em português, em cerimônia na Sala dos Conselhos (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Por meio da parceria, dois estudantes de graduação da instituição japonesa poderão aprender a língua portuguesa por meio do curso ofertado pelo Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa, além de se tornarem alunos em disciplinas dos cursos de graduação na UEL. Mirei Eguchi e Reon Tokuyasu chegaram em março e irão permanecer ao longo de todo o ano letivo na UEL. A UEL também conta com um dos seus graduandos do curso de Engenharia Elétrica estudando em Okinawa. No entanto, mais de 20 estudantes de graduação da Universidade Meio já se tornaram intercambistas na UEL nos últimos anos da cooperação institucional, cujo contrato recente contou com a mediação da assessora Thais Artoni Martins, da ARI.

“O nosso desejo é que este trabalho que está sendo desenvolvido há algum tempo se fortaleça e prospere. Eu gostaria de dizer a este grupo que sinta a UEL como uma parceira forte e que possamos, cada vez mais, fortalecer a relação de intercâmbio dos nossos alunos e professores. Sintam-se em casa na UEL”, disse a reitora Marta Favaro ao grupo do Japão.

O evento também contou com a presença da chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas; do diretor executivo do setor de intercâmbio internacional da Universidade Meio, Toi Nakayama; do diretor de recursos humanos, Hideto Ikehara; do vereador Eduardo Tominaga; do presidente da Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina (Acrol), Luiz Shiroma; e da professora do Centro de Ciências Biológicas da UEL Lucy Megumi Yamauchi Lioni. Também estiveram presentes os colaboradores do NECJ Cristina Fuzii, Paulo Negri, Victtor Vicentino Negri e os professores Natália Nami Ogawa e Getúlio Mitsuto Nakazawa.

A UEL celebrou, na manhã desta quinta-feira (3), importante acordo de cooperação internacional com a Universidade Meio.