UEL recebe comitiva da Universidad Nacional de Concepción, do Paraguai

UEL recebe comitiva da Universidad Nacional de Concepción, do Paraguai

Comitiva visitou três centros de estudos, com vistas a aproximar universidade da UEL, além de aproveitar experiências de cursos para desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Uma comitiva da Universidad Nacional de Concepción, no Paraguai, está visitando a UEL nesta quinta-feira (17) com vistas ao estabelecimento de convênios para mobilidade estudantil e de professores e para a realização de projetos conjuntos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A comitiva é liderada pelo vice-reitor, Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas, e inclui visitas a pelo menos três centros de estudos, de Ciências Agrárias (CCA), Ciências da Saúde (CCS) e de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).

Nesta manhã, os membros da comitiva paraguaia foram recebidos pela reitora, Marta Favaro, que apresentou parte da história de quase 53 anos da UEL. Hoje são 52 cursos de graduação presenciais, 49 programas de pós-graduação e 1,3 mil projetos de pesquisa. Segundo a reitora, a Administração está interessada em novas redes de colaboração que possam projetar as instituições parceiras, por meio de acordos bilaterais.

De acordo com o vice-reitor da Universidad Nacional de Concepción, a proximidade com a UEL pode potencializar a pós-graduação. Outro interesse é quanto ao desenvolvimento de projetos pedagógicos em cursos de graduação, aproveitando a experiência de alguns cursos, como por exemplo o de Medicina, que utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem-Based Learning (PBL); Aprendizagem Baseada em Casos Clínicos – Case-Based Learning (CBL); Aprendizagem Baseada em Equipes – Team-Based Learning (TBL); Problematização e Sala de Aula Invertida.

Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas, vice-reitor da Universidad de Concepción, e Marta Favaro, reitora da UEL. Visita tratou de possíveis acordos bilaterais entre as instituições (André Ridão/Agência UEL).

A Universidad Nacional tem apenas 16 anos de existência e se localiza em Conceição, no Norte do Paraguai. A Instituição tem hoje 16 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, totalizando mais de 23 mil estudantes. A comitiva paraguaia foi recebida pela reitora acompanhada por representantes das pró-reitorias acadêmicas – de Graduação (Prograd), Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), além da coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), professora Viviane Furtoso, que acompanhou os visitantes aos centros de estudos.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

ECONOMIA

Tem início segunda (20) debate sobre implementação de políticas de desenvolvimento no Brasil

O evento "Políticas de Desenvolvimento: teoria, evidência e prática" tem início nesta segunda (20) e se estende até o dia 17/11, com oficinas realizadas remotamente


Esporte

Corrida beneficente da Atlética de Direito chega à segunda edição neste domingo (19)

Neste domingo (19), será realizada a segunda edição da Corrida Beneficente organizada pela Associação Atlética Acadêmica Sete de Março (AAASM), do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A largada está prevista para as 6h30, em frente ao Restaurante Universitário (RU), com percursos de 4 km e 8 km. A programação ocorre das 6h às 9h, com entrega de medalhas e premiações para todos os participantes.


Diálogo

Evento reúne profissionais da saúde para discutir impactos do tabagismo e estratégias de prevenção

Promover hábitos de vida mais saudáveis e reforçar o papel dos profissionais da saúde na prevenção do tabagismo é o objetivo do Diálogo com Dentistas que Atuam nos Serviços Públicos de Saúde, que será realizado no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) – Regional Londrina, […]


HU

Hemocentro informa que está com estoques baixos e solicita doações de sangue

O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50kg e apresentar bom estado de saúde