UEL recebe comitiva da Universidad Nacional de Concepción, do Paraguai

Comitiva visitou três centros de estudos, com vistas a aproximar universidade da UEL, além de aproveitar experiências de cursos para desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Uma comitiva da Universidad Nacional de Concepción, no Paraguai, está visitando a UEL nesta quinta-feira (17) com vistas ao estabelecimento de convênios para mobilidade estudantil e de professores e para a realização de projetos conjuntos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A comitiva é liderada pelo vice-reitor, Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas, e inclui visitas a pelo menos três centros de estudos, de Ciências Agrárias (CCA), Ciências da Saúde (CCS) e de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).

Nesta manhã, os membros da comitiva paraguaia foram recebidos pela reitora, Marta Favaro, que apresentou parte da história de quase 53 anos da UEL. Hoje são 52 cursos de graduação presenciais, 49 programas de pós-graduação e 1,3 mil projetos de pesquisa. Segundo a reitora, a Administração está interessada em novas redes de colaboração que possam projetar as instituições parceiras, por meio de acordos bilaterais.

De acordo com o vice-reitor da Universidad Nacional de Concepción, a proximidade com a UEL pode potencializar a pós-graduação. Outro interesse é quanto ao desenvolvimento de projetos pedagógicos em cursos de graduação, aproveitando a experiência de alguns cursos, como por exemplo o de Medicina, que utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem-Based Learning (PBL); Aprendizagem Baseada em Casos Clínicos – Case-Based Learning (CBL); Aprendizagem Baseada em Equipes – Team-Based Learning (TBL); Problematização e Sala de Aula Invertida.

Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas, vice-reitor da Universidad de Concepción, e Marta Favaro, reitora da UEL. Visita tratou de possíveis acordos bilaterais entre as instituições (André Ridão/Agência UEL).

A Universidad Nacional tem apenas 16 anos de existência e se localiza em Conceição, no Norte do Paraguai. A Instituição tem hoje 16 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, totalizando mais de 23 mil estudantes. A comitiva paraguaia foi recebida pela reitora acompanhada por representantes das pró-reitorias acadêmicas – de Graduação (Prograd), Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), além da coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), professora Viviane Furtoso, que acompanhou os visitantes aos centros de estudos.