Edital oferece Mobilidade Acadêmica para 16 universidades da Europa e América Latina

São sete bolsas de estudos ou isenção de taxas para 48 estudantes, para o primeiro semestre de 2024.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), abriu edital de mobilidade acadêmica internacional para selecionar estudantes interessados para períodos de estudos em 16 universidades da Europa e América Latina que mantêm convênio com a UEL. O Edital PROGRAD/ARI 007/2023/2 oferece sete bolsas de estudos, ou isenção de taxas para 48 estudantes, para o primeiro semestre do ano que vem. Os benefícios são oferecidos pela Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti) e Fundação Araucária, considerando a chamada pública 22/2022, para internacionalização das Universidades do estado.

As bolsas terão valor mensal de R$ 4,5 mil por quatro meses, sendo cinco bolsas universais, das quais duas serão destinadas para instituições da América Latina. Outras duas são dirigidas a estudantes negros e pardos e a restante, para vaga universal. Serão ofertadas ainda 48 vagas para isenção de taxas acadêmicas. Os candidatos precisam se atentar às instituições estrangeiras, que poderão solicitar o cumprimento de requisitos como seguros, comprovantes de proficiência em língua estrangeira, pagamento de matrícula e certificado de saúde.

Podem participar da seleção estudantes da UEL matriculados a partir da 2ª série ou do 3º semestre, desde que tenham média igual ou superior a 7,5. A inscrição no processo seletivo será realizada por meio do Sistema eProtocolo até 21 de setembro. Deverá ser informado no campo “Descreva sua solicitação” que se trata de “Mobilidade Acadêmica”.

A seleção será realizada pela ARI e pela Prograd, considerando o mérito dos estudantes para a mobilidade acadêmica. De acordo com o cronograma, a análise das candidaturas será entre 22 e 27 de setembro. A divulgação do resultado preliminar será no dia 28 de setembro. O resultado final sai em 3 de outubro, nos portais da ARI e da Prograd.