Estudantes e professores embarcam para a Inglaterra no Programa de Imersão Cultural

Intercâmbio, em sua 8ª edição, integra projeto de ensino coordenado por professores dos cursos de Secretariado Executivo e Administração.

Nesta sexta-feira (22), um grupo de estudantes e professores da Universidade Estadual de Londrina participa da 8ª edição do Programa de Imersão Cultural e Aprimoramento de Línguas Estrangeiras em Londres, na Inglaterra. A viagem, que ocorre de 22 de setembro a 8 de outubro, será dividida em três etapas: o estudo da língua estrangeira; visitas acadêmicas, profissionais e culturais; e o desenvolvimento da autonomia do participante em viagens internacionais.

Durante o programa, os alunos terão a oportunidade de frequentar aulas de inglês em uma escola de Londres e participar de visitas acadêmicas e profissionais, em instituições como a Universidade de Brookes, em Oxford, e a London South Bank University, na cidade de Londres. Este intercâmbio é parte integrante de um projeto de ensino vinculado ao Programa de Formação Complementar (PFC) da UEL e é coordenado por três professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Cesa): Marluce Fagotti de Paiva, do curso de Secretariado Executivo, e os professores Fernando Kaname Westphal e Valdete de Oliveira Mrtvi, da Administração.

Equipe que embarca para a Inglaterra nesta sexta (22). Estudantes frequentarão aulas no idioma e farão visitas acadêmicas (Divulgação).

A coordenadora do projeto, Marluce Fagotti, destaca que um dos principais objetivos deste intercâmbio é promover a internacionalização dos estudantes em um ambiente de educação, negócios e viagens. “É um programa bem completo de formação profissional e linguística com o objetivo de trazer mais autonomia ao estudante”. Atualmente, o programa está aberto apenas a estudantes e professores da UEL, mas há planos de expandi-lo para incluir não estudantes no ano de 2024.

Esta é a oitava edição do Programa, que já levou alunos para destinos como a Cidade do Cabo (África do Sul), Santiago (Chile), Londres (Inglaterra), Montevidéu (Uruguai) e Madri (Espanha). O grupo de 2023 é composto por 27 participantes, com estudantes do curso de Secretariado Executivo, Direito, Administração, Jornalismo, Pedagogia, Letras e estudantes do Laboratório de Línguas (Lablínguas).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.