1° Conferência com Migrantes e Refugiados de Londrina recebe quatro projetos da UEL

1° Conferência com Migrantes e Refugiados de Londrina recebe quatro projetos da UEL

O evento antecede conferência nacional, marcada para junho, e conta com a participação de entes federativos, coletivos e associações da sociedade civil.

Está marcada para às 13h30 do próximo sábado (9) a 1° Conferência Livre Local com Migrantes e Refugiados de Londrina, no Auditório da Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450, Londrina). O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho para Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus familiares de Londrina e região (GT Migrantes). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento pelo link.

O Grupo é composto por organizações como o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) (Seção Londrina), a Unifil e a Universidade Estadual de Londrina.

O objetivo do encontro é aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia. Pessoas apátridas são aquelas sem nacionalidade reconhecida por nenhum país. Além disso, a conferência visa propor e discutir diretrizes para políticas públicas voltadas a essas pessoas. Tendo em vista os diferentes segmentos que compõem o Grupo organizador, o evento também será uma oportunidade de integrar entes federativos, organizações da sociedade civil, associações e coletivos afim de voltar suas ações para o tema.

Divulgação.

A UEL estará representada na conferência com quatro diferentes projetos de extensão. Participam como colaboradores os projetos “Práxis Itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis”, “Espanhol nas redes: o hispanismo em integr(ação)”, “Paraná Fala Francês, vinculado ao programa Paraná Fala Idiomas e “Educação linguística em português como língua adicional para crianças migrantes internacionais”. 

Conferência nacional

Aberta para brasileiros e migrantes, a Conferência Livre será a etapa local e preparatória para um evento maior, a II Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia (Comigrar). Marcada para o mês de junho, a II Comigrar é a fase final de uma série de conferências locais, estaduais e nacionais que pretende debater e mobilizar o poder público para a viabilização de políticas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. 

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também