UEL recebe professora da UTAD de Portugal 

UEL recebe professora da UTAD de Portugal 

Isilda Teixeira Rodrigues, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ministrou aulas na UEL e veio por projeto financiado pelo CNPq.

A Universidade Estadual de Londrina recebeu, entre os dias 10 e 12 de abril, a professora Isilda Teixeira Rodrigues, docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sediada em Vila Real, em Portugal. A visita institucional faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa “Ensino por investigação relativo à temática saúde: um estudo com licenciandos do curso de Ciências Biológicas”, que possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O primeiro compromisso na UEL envolveu a realização da palestra “Boas práticas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, endereçada aos alunos da graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) da UEL. Em seguida, ela ministrou para pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) a palestra “Organização Curricular para formação de professores em Portugal”. 

A professora Isilda falou para alunos da graduação em Ciências Biológicas (Foto: Arquivo pessoal).

Além de colaborar com a formação dos futuros professores e profissionais da educação, Isilda Rodrigues esteve presente na reunião do grupo de pesquisa “Ensino, Aprendizagem e Educação Científica (Genapec)”, que tem por objetivo estudar e investigar fundamentos de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza com base em referenciais da psicologia cognitiva, aprendizagem significativa, ensino por investigação e práticas epistêmicas. 

Docente do mestrado em Ensino de Biologia e Geologia e pesquisadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da UTAD, a professora Isilda ainda discutiu novas ações e até a ampliação da parceria entre as universidades com as professoras Andreia de Freitas Zompero, coordenadora do projeto de pesquisa, e Tania Aparecida da Silva Klein, docente do Departamento de Biologia Geral da UEL. As duas professoras também já estiveram na universidade portuguesa para ministrar um curso de 20 horas sobre “Ensino por Investigação para licenciandos da Educação Básica”, destaca a assessora de Relações Internacionais (ARI) da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso. 

“Da parceria estabelecida entre ambas as universidades e do projeto de pesquisa resultaram várias ações, como a participação das docentes em bancas de ambas as universidades, cursos e palestras, além de  trabalhos de pesquisas e publicações”, informa. 

Recepcionada na ARI, a professora Isilda – à frente vestindo verde – compartilhou projetos e ações com as docentes Andréia Zompero e Tânia Klein. Ainda na foto, Viviane Furtoso e Thaís Artoni (Foto: Arquivo pessoal).

Ainda de acordo com a ARI, uma ampliação da parceria com a UTAD para oportunizar mobilidade acadêmica de estudantes foi colocada em pauta. Na ocasião da recepção, a professora Isilda entregou uma mensagem do vice-reitor da UTAD, Jorge Ventura, agradecendo a reitoria da UEL “pelo apoio concedido a esta parceria e que importa manter e reforçar”, informou Viviane.

Leia também