Napi Biodiversidade integra missão com pesquisadores da Austrália a Moçambique
Napi Biodiversidade integra missão com pesquisadores da Austrália a Moçambique
Série de visitas e reuniões focaram nas áreas genômica e de biodiversidade e contaram com pesquisadores estrangeiros e de universidades paranaenses.Entre os dias 8 e 13 de abril, uma missão internacional recebeu uma delegação de pesquisadores australianos e moçambicanos especializados nas áreas genômica e de biodiversidade para uma série de atividades pelo Paraná. A missão foi organizada pela Fundação Araucária (FA), juntamente com o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Biodiversidade, que é coordenado pelo professor Halley Caixeta de Oliveira, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB) da UEL. Ele participou da missão acompanhado do professor José Marcelo Domingues Torezan, do mesmo departamento.

O Napi Biodiversidade reúne pesquisadores da UEL e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O projeto tem como objetivo explorar as interações entre plantas e micro-organismos em ecossistemas florestais expostos à seca e, com isso, desenvolver estratégias para fomentar programas de restauração florestal, sobretudo em um cenário de mudanças climáticas.
Os pesquisadores estrangeiros representaram a Universidade de Licungo (Moçambique), a Botanic Gardens of Sydney, a Macquarie University, o Hawkesbury Institute for the Environment e o RNA Institute (Austrália). Eles tiveram a oportunidade de conhecer áreas naturais e grupos de pesquisa de instituições paranaenses. Durante os dias da missão, diversos estudantes e professores de universidades do estado participaram de atividades específicas com os convidados.

Nos encontros, foi possível um intercâmbio de conhecimento entre os participantes em temas de interesse em comum para pesquisas relacionadas à Biodiversidade e Genômica, além da definição de estratégias de cooperação. Genômica é o campo de estudo dedicado ao material genético dos seres vivos.
Entre as atividades realizadas na missão, estão encontros na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), visitas à sede da Fundação Araucária em Curitiba, à Reserva Natural Guaricica em Antonina, ao Parque Nacional do Iguaçu e à Termoelétrica de Itaipu.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.