Napi Biodiversidade integra missão com pesquisadores da Austrália a Moçambique

Série de visitas e reuniões focaram nas áreas genômica e de biodiversidade e contaram com pesquisadores estrangeiros e de universidades paranaenses.

Entre os dias 8 e 13 de abril, uma missão internacional recebeu uma delegação de pesquisadores australianos e moçambicanos especializados nas áreas genômica e de biodiversidade para uma série de atividades pelo Paraná. A missão foi organizada pela Fundação Araucária (FA), juntamente com o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Biodiversidade, que é coordenado pelo professor Halley Caixeta de Oliveira, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB) da UEL. Ele participou da missão acompanhado do professor José Marcelo Domingues Torezan, do mesmo departamento.

Sessão de abertura da missão na sede da Fundação Araucária (Foto: Fundação Araucária).

O Napi Biodiversidade reúne pesquisadores da UEL e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O projeto tem como objetivo explorar as interações entre plantas e micro-organismos em ecossistemas florestais expostos à seca e, com isso,  desenvolver estratégias para fomentar programas de restauração florestal, sobretudo em um cenário de mudanças climáticas.

Os pesquisadores estrangeiros representaram a Universidade de Licungo (Moçambique), a Botanic Gardens of Sydney, a Macquarie University, o Hawkesbury Institute for the Environment e o RNA Institute (Austrália). Eles tiveram a oportunidade de conhecer áreas naturais e grupos de pesquisa de instituições paranaenses. Durante os dias da missão, diversos estudantes e professores de universidades do estado participaram de atividades específicas com os convidados.

Sessão científica no Parque Nacional do Iguaçu (Foto: Mariana Manieri Pires Cardoso/Napi Biodiversidade).

Nos encontros, foi possível um intercâmbio de conhecimento entre os participantes em temas de interesse em comum para pesquisas relacionadas à Biodiversidade e Genômica, além da definição de estratégias de cooperação. Genômica é o campo de estudo dedicado ao material genético dos seres vivos.

Entre as atividades realizadas na missão, estão encontros na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), visitas à sede da Fundação Araucária em Curitiba, à Reserva Natural Guaricica em Antonina, ao Parque Nacional do Iguaçu e à Termoelétrica de Itaipu.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.