NECJ recebe cônsul-geral do Japão em cerimônia para doação de livros

Estudantes, pesquisadores e comunidade externa terão contato com livros que abordam desde a política econômica do Japão nas últimas décadas até o modelo de governança corporativa adotado por multinacionais do país.

A Universidade Estadual de Londrina é a segunda Instituição de Ensino Superior (IES) sediada no estado do Paraná selecionada para receber livros sobre a cultura, história, economia e política do Japão. A iniciativa partiu do Consulado Geral do Japão em Curitiba e integra as ações do Programa Read Japan, criado em 2008 para promover a compreensão do país asiático em todo o mundo por meio da doação de livros traduzidos para a língua inglesa a universidades e bibliotecas. As publicações irão integrar a Biblioteca do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ).

Em cerimônia realizada na Biblioteca Central (BC) e que contou com a presença do cônsul-geral Interino do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, no último dia 29 de maio, mais de 70 publicações foram entregues e apresentadas à comunidade universitária. O evento contou com a presença da reitora, Marta Favaro, do vice-reitor, Airton Petris, e da vice-cônsul, Misaki Shoji, responsável pelas atividades culturais desenvolvidas pelo consulado no estado. Os dois representantes do governo japonês estiveram em Londrina para participar da Expo Japão, entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

A partir da doação, estudantes, pesquisadores e a comunidade externa da UEL poderão ter contato com livros que abordam desde a política econômica do Japão nas últimas décadas, até o modelo de governança corporativa adotado pelas multinacionais japonesas. Ainda fazem parte do acervo publicações sobre literatura contemporânea, cinema, antropologia, artes plásticas, e temas fundamentais envolvendo a Família Imperial Japonesa e histórias de famílias sobreviventes dos bombardeamentos atômicos contra Hiroshima e Nagasaki, realizados pelos Estados Unidos, no final da Segunda Guerra Mundial.

A reitora, Marta Favaro, e o cônsul-geral Interino do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, durante cerimônia na noite desta quarta-feira (29) (Fotos: Agência UEL).

Os livros recebidos estão distribuídos em cinco áreas temáticas: Política e Relações Internacionais (15); Economia e Negócios (10); Sociedade e Cultura (22); Literatura e Artes (13); e História (11). Após serem catalogados, irão integrar o acervo da Biblioteca do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), que é vinculado à Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL.

Em seu pronunciamento, a reitora, Marta Favaro, enalteceu a trajetória da primeira nissei nascida em Londrina, a professora aposentada da UEL Estela Okabayashi Fuzii. Diretora do NECJ, Fuzii já foi condecorada pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Casa Imperial do Japão pelo seu trabalho de defesa e fortalecimento da cultura japonesa no Norte do Paraná. Para a reitora, a doação amplia o processo de internacionalização da UEL, em especial, a relação com o Japão, materializada, por exemplo, na assinatura de Acordos de Cooperação Internacional com quatro universidades japonesas atualmente.

A indicação para receber os livros partiu do próprio Consulado do Japão em Curitiba, em junho de 2023, destacou a assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso.

Assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, representou a diretora do NECJ, Estela Okabayashi Fuzii.

Sobre esta iniciativa, o cônsul-geral, Rei Oiwa, disse que o Consulado vem buscando se aproximar ainda mais do Norte Paraná em decorrência da importante presença da comunidade japonesa. Ele também mencionou a presença da Universidade Estadual de Londrina em posições de destaque nos principais rankings universitários do País. “E além disso hoje o Norte do Paraná está chamando muito atenção por causa da segurança alimentar, também sempre vemos o nome da UEL nos melhores rankings do Brasil e também sempre tomamos cuidado para não focar apenas em Curitiba”, disse.

A primeira universidade paranaense a receber livros por meio do Programa Read Japan foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano passado, confirmou o cônsul. Criado em 2008, o projeto Read Japan é coordenado pela Fundação Tokyo e conta com o apoio financeiro da Fundação Nippon.

Os dois representantes do governo japonês estiveram em Londrina para participar da Expo Japão.