Professor de universidade canadense vem à UEL para palestras e treinamentos 

Professor de universidade canadense vem à UEL para palestras e treinamentos 

Carey Nelson vem à Universidade por meio do Programa Paraná Fala Idiomas, do Governo do Estado.

A Universidade Estadual de Londrina recebe, nesta semana, o professor Carey Nelson, diretor da Escola de Idiomas da Universidade de Québec à Montréal (Université du Québec à Montréal). Doutor em Educação e Linguística Aplicada, Nelson irá ministrar duas palestras abertas à comunidade, além de realizar treinamentos com as equipes do Programa Paraná Fala Idiomas.

O primeiro compromisso na UEL foi uma reunião informal com a reitora, Marta Favaro, na tarde desta terça-feira (16). Já nesta quarta, o professor vai ministrar a conferência La Francophonie et le Canada (A francofonia e o Canadá). Aberta à comunidade e ministrada em língua francesa, a conferência será realizada na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), às 19h30.

Já na noite desta sexta-feira (19), Carey retorna à Sala de Eventos do CLCH para abordar a influência da cultura indígena no Canadá (The Influence of Indigenous Culture in Canada), em conferência prevista para ter início no mesmo horário e ministrada em língua inglesa.  

Carey Nelson, ao centro, foi recebido na UEL na tarde desta terça-feira (16) (Foto: Agência UEL).

Carey Nelson chegou ao Brasil em junho para uma série de atividades acadêmicas com cronograma até o mês de agosto. A professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) Suellen Maria Rocha explica que esta é a terceira visita do professor à Universidade Estadual de Londrina. Todas foram fruto de uma convênio entre os governos do Paraná e de Montreal. “Da outra vez, ele veio para atuar com a equipe do Paraná Fala Francês. Desta vez, ele está com muito trabalho porque estará com os instrutores do Paraná Fala Inglês também, com temas que são de relevância do programa”, explica a professora. 

O professor foi recebido na tarde desta terça-feira no Gabinete da Reitoria, onde também estiveram presentes a chefe de Gabinete, Lisiane Freitas, a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas, Laura Brandini, as docentes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Suellen Maria Rocha e Janaína Salles, e a assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso. 

Na ocasião, a assessora da ARI e o professor também discutiram caminhos para que a UEL e a Université du Québec à Montréal formalizem um protocolo de intenções, com vistas para a mobilidade internacional de estudantes e outras parcerias acadêmicas.

Leia também