Inscrições do exame Celpe-Bras para estrangeiros iniciam em 5 de agosto

Exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, no Brasil e no exterior.

A Universidade Estadual de Londrina será uma das sedes da aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que neste ano será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, no Brasil e no exterior. A UEL terá 120 vagas para participantes estrangeiros interessados e é um postos aplicadores credenciados do exame no País. As inscrições permanecerão abertas entre os dias 5 e 16 de agosto, pelo sistema Celpe-Bras.

De acordo com o Governo Federal, os participantes deverão indicar o país e o posto em que pretendem realizar as provas, informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar a sua data de nascimento no momento da inscrição. Além disso, também é preciso fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.

As regras para a aplicação do exame já estão disponíveis no edital nº 120, que traz também o cronograma do exame Celpe-Bras 2024, com previsão de divulgação do resultado para o dia 16 de dezembro.

Divulgação.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) conforme demanda do Ministério da Educação (MEC), o exame Celpe-Bras é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira, sendo aceito como comprovação de proficiência no uso do idioma pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O exame também é o documento oficial aceito para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

A parte escrita da prova deve ser realizada em até três horas e é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa. Já a parte oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes.

Neste ano, o Inep irá avaliar a proficiência em Língua Portuguesa de até 7,5 mil candidatos, aplicando o exame no Brasil e em diversos países da América Latina e Europa, além de Estados Unidos e Japão.