Estudantes do CCA partem para intercâmbio em universidades da França

Alunos viajam à Europa para compreenderem como a universidade enxerga áreas de estudo ligadas à agricultura e à produção animal.

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, recebeu no Gabinete da Reitoria, na manhã desta sexta-feira (23), estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) que irão participar de um intercâmbio de dez meses em instituições de Ensino Superior da França. O grupo de estudantes foi contemplado com bolsas de estudos e o custeio da viagem por meio do Programa Capes-Brafagri, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e instituições de ensino francesas, com foco nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinárias.

Os três estudantes do CCA que realizaram a visita à reitoria partem para a França nos próximos dias com a expectativa de compreenderem como as universidades enxergam as áreas de estudo ligadas à agricultura e à produção animal. No entanto, há uma parte do grupo de bolsistas da UEL que já deu início à experiência internacional nas últimas semanas.

Com as malas prontas para sobrevoar o Atlântico neste domingo, o estudante do 5º ano de Agronomia Tiago Brambilla Pascolati Gomes está animado para iniciar o curso na área de Fitotecnia, que compreende técnicas de produção vegetal sustentável. Ele conta que já percebeu o quanto as instituições europeias enfatizam temas voltados à sustentabilidade na agricultura e estão mais amadurecidas quanto ao uso de novas técnicas e tecnologias. O jovem será recebido no L’institut Agro Montpellier, instituição pública de Ensino Superior voltada ao ensino e à pesquisa nas áreas da Agricultura, Produção de Alimentos e Meio Ambiente.

Equipe se reuniu no Gabinete da Reitoria, com a reitora da UEL, Marta Favaro, antes de partirem em viagem para a França (Fotos: Agência UEL).

Ao lado dele, a estudante do 5º ano de Medicina Veterinária Alessandra Simões Andrucioli e o aluno do 4º ano de Zootecnia Carlos Eduardo Manchur Bueno também contaram sobre as suas expectativas para os próximos meses de intercâmbio, quando irão cursar disciplinas sobre produção animal. Eles serão recebidos na Faculdade de Engenharia de Ciências da Vida (INP Ensat), ligada ao Instituto Nacional Politécnico de Toulouse e à Universidade Federal de Toulouse.

Além deles, o Centro de Ciências Agrárias da UEL conta com outros quatro estudantes contemplados com bolsas de estudos pelo Programa Capes-Brafagri. As graduandas em Medicina Veterinária Ana Paula Podleskis, Helena Bruno Barbar Pinto e Manoele Reis Oliveira, além de Christian Licheski Cruz, já estão no país, que é altamente procurado, também, por estudantes de áreas como artes, moda, gastronomia e engenharias.

Além do grupo, o Departamento de Agronomia da UEL ainda está representado na França pelo estudante Caetano Pedrassani Bortolin, bolsista em outra modalidade no L’institut Agro Montpellier.

Idas e vindas, há mais de 20 anos

O coordenador institucional do Programa Capes-Brafagri na UEL, Valter Harry Bumbieris Junior, do Departamento de Zootecnia, destacou a relevância da parceria para a formação de recursos humanos na Universidade Estadual de Londrina. Dentre todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras inseridas no programa, ele afirma que a UEL é a mais longeva, há mais de 20 anos enviando alunos para o intercâmbio em universidades francesas. “Certamente, o (programa) mais antigo do Brasil em continuidade, desde 2003, e é uma vitória para nós”, destaca.

Estudantes em reunião na Reitoria. Programa mais antigo do Brasil em continuidade, o UEL-Brafragri completou 20 anos no ano passado.

Com o amadurecimento da parceria, não são raros os casos em que egressos da UEL puderam alcançar posições de destaque na Universidade ou até se tornaram docentes em universidades europeias. É o caso da docente do Departamento de Agronomia Mayara Mari Murata, bolsista na França em 2009, e Rafael Bernardes, egresso da Medicina Veterinária e atualmente doutorando na área de cirurgia oncológica na Universidade de Liege, na Bélgica.

Também participaram do encontro a diretora do CCA, Inês Fonseca; a assessora de Relações Internacionais (ARI) da UEL, Viviane Bagio Furtoso; a chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas; e a professora Ana Paula Loureiro Bracarense, do Departamento de Medicina Veterinária. Além de Bumbieres, a professora do Departamento de Zootecnia Sandra Galbeiro também atua como coordenadora institucional no Programa Capes-Brafagri.

Ao longo do intercâmbio, os bolsistas serão contemplados com bolsa mensal de €870 (aproximadamente R$ 4,6 mil), além de terem custeadas as passagens aéreas de ida e volta à França, seguro saúde e auxílio-moradia durante a permanência no exterior.