Visita de pesquisadores da Colômbia fortalece internacionalização da UEL

Visita de pesquisadores da Colômbia fortalece internacionalização da UEL

Visita integra ação de internacionalização patrocinada pelo governo colombiano, que incluiu um minicurso e reuniões com pesquisadores

Os pesquisadores colombianos Miguel Perez Navarro e Alejandra Gil Giraldo, do Colegio Mayor de Antioquia, em Medelin, na Colômbia, encerram neste final de semana uma visita à UEL que incluiu um minicurso para estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPG-Biotec) e contato com pesquisadores da casa visando fortalecer a mobilidade internacional entre as duas universidades. A visita integra uma ação de internacionalização patrocinada pelo governo colombiano, que incluiu o minicurso, além de reuniões com vistas para o fortalecimento de projetos de pesquisa na área de Biotecnologia e Microbiologia. O casal retorna para a Colômbia no próximo sábado (7).

Nesta terça-feira (3), os dois foram recebidos na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) para uma reunião com a responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), professora Viviane Furtoso, e com a diretora de pós-graduação, Suzana Mali de Oliveira. Participaram do encontro os professores André Luiz Martinez de Oliveira, coordenador do PPG-Biotec e Admilton Gonçalves de Oliveira Junior, do Departamento de Microbiologia e coordenador do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIM).

A visita dos professores Alejandra e Miguel integra uma ação de internacionalização patrocinada pelo governo colombiano. (Foto: Agência UEL).

Miguel e Alejandra tem uma relação de afeto com Londrina e a UEL. Os dois viveram sete anos em Londrina, entre 2013 e 2020, quando estudantes dos Programas de Microbiologia e de Biotecnologia, respectivamente. Nesta época, a UEL chegou a ter um grupo grande colombianos em atividades acadêmicas. Dessa relação de estudo e dedicação, o casal acabou ganhando mais do que a qualificação profissional. O filho Emanuel, hoje com nove anos de idade, é londrinense, nascido na Maternidade Municipal, no centro da cidade.

Qualificação

Em 2013, o professor do Departamento de Microbiologia, Galdino Andrade Filho, ex-coordenador do Laboratório de Ecologia Microbiana do Centro de Ciências Biológicas (CCB), esteve na Colômbia para uma conferência a estudantes daquele país. Na plateia estavam Miguel e Alejandra, que na época buscavam experiência internacional e oportunidade de se qualificar. Os dois se interessaram e acabaram desembarcando naquele mesmo ano em Londrina. Miguel para fazer Doutorado e posteriormente o Pós-doutorado e Alejandra se tornou aluna do PPG-Biotec, onde fez mestrado e doutorado.

Atualmente Miguel é diretor no Colegio Mayor de Antioquia onde criou recentemente um programa de pós-graduação em Biotecnologia e Bioeconomia. Alejanda é professora na mesma Universidade. Os dois confidenciam que cultivam verdadeira gratidão pela UEL e por Londrina, que os acolheu quando necessitavam consolidar uma carreira acadêmica. O retorno à cidade e à instituição foi importante porque quando o casal retornou à Colômbia, em 2020, não foi possível qualquer despedida ou palavras de agradecimento.

O mundo vivia o ápice da pandemia, com aeroportos vazios e raríssimos voos. Inclusive o retorno só foi possível graças à ação humanitária que levou centenas de colombianos de volta à terra, em plena confusão causada pela pandemia da Covid-19, que impactou a economia global e as relações pessoais.

Quando a cidade completa 90 anos – no próximo dia 10 de dezembro – entoando o refrão mais significativo de seu hino, “Londrina de braços abertos”, a história do casal da Colômbia ressalta o esforço da universidade, com 54, na busca por fortalecer a internacionalização, um dos pilares da UEL, juntamente com o Ensino, Pesquisa e Extensão.  

Miguel e Alejandra moraram em Londrina entre 2013 e 2020, alunos de Pós-graduação, e hoje lecionam no Colegio Mayor de Antioquia, em Medelin, na Colômbia. (Foto: Agência UEL).
Leia também