Comitiva da cidade de Modena conhece projetos e iniciativas inovadoras da UEL
Comitiva da cidade de Modena conhece projetos e iniciativas inovadoras da UEL
Projetos e iniciativas inovadoras voltados para a sustentabilidade e o meio ambiente foram apresentados, abrindo caminhos para novas parcerias.A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu a visita da comitiva italiana da cidade de Modena que está cumprindo uma agenda de encontros na cidade a convite da Prefeitura Municipal de Londrina (PML). Autoridades e empresários italianos vieram até a UEL para conhecer os projetos e iniciativas da universidade no campo da inovação tecnológica voltados para a sustentabilidade e o meio ambiente. A visita ocorreu na Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) e o grupo foi recepcionado pelo vice-reitor, professor Airton José Petris, acompanhado do prefeito do Campus Universitário, Luiz Cláudio Buzeti, do diretor da Aintec, Edson Antônio Miura, assessores da agência e de outros setores da universidade.
No encontro, a comitiva italiana assistiu a uma apresentação sobre a Aintec, envolvendo as atividades que desenvolve, objetivos, metas, projetos, expertises, serviços que presta à comunidade, como a incubação de empresas e regularização de patentes através de assessoramento para aquisição de propriedade intelectual, e prêmios conquistados ao longo dos anos de existência da agência. A Aintec é responsável pela gestão da Política de Inovação da UEL, identificando, protegendo e transferindo as criações geradas na universidade para a sociedade e o mercado, além de atender suas demandas tecnológicas. Já a aproximação entre as duas prefeituras teve início em 1992, a partir da assinatura de um protocolo de cooperação internacional.
Os presentes assistiram também a uma apresentação de um dos projetos mais importantes no campo da eficiência energética e sustentabilidade desenvolvidos no campus da UEL, que é o Laboratório a Céu Aberto, que prevê a substituição das lâmpadas de vapor de sódio, nocivas ao meio ambiente, pela iluminação com base em diodos emissores de luz LED (sigla para Light Emitting Diode). Esse tipo de iluminação pode interagir com outros sistemas, como o de IoT (Internet of Things), de telegestão para controle da iluminação e redução do consumo de energia, que são soluções ligadas ao conceito de cidades inteligentes (smart cities). A inauguração desse novo sistema de iluminação na UEL está prevista para a próxima segunda-feira (12).
O presidente da Londrina Iluminação, Cláudio Tedeschi, também esteve presente na recepção aos italianos na Aintec e salientou que, há 20 anos, quando visitou Modena, constatou que naquela cidade já se debatia o tema da eficiência energética, enfatizando assim a preocupação da cidade italiana com o tema.
Segundo o vice-reitor, professor Airton Petris, o balanço da visita foi positivo: “Visitas como essa são muito importantes para a universidade, principalmente no contexto da internacionalização, para podermos fazer as interações com outras universidades. Mostrar que temos iniciativas tecnológicas que nos colocam na vanguarda internacional, como nessa área da iluminação, no desenvolvimento de bioinsumos, e até dessa maior interação com a municipalidade são fatores importantes que devem ser valorizados”, afirmou o vice-reitor.
O vice-reitor da UEL também ficou otimista com possíveis futuras parcerias com universidades italianas: “Essa apresentação de hoje foi bom pra mostrar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a visita da comitiva aqui veio reforçar que a gente está no caminho certo e pode avançar nas relações”, prevê o Airton José Petris.
Segundo a diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, também presente no encontro, a visita serviu para um primeiro contato sobre possíveis futuras parcerias: “Para além das parcerias específicas na área de energia renovável, a gente pretende que eles façam também essa parceria entre as universidades. A ideia é mesmo estabelecer convênios para o futuro”, comentou.
A comitiva de Modena foi composta por: Erica Orrù, do setor de Relações Institucionais da Prefeitura de Modena; Paolo Zanca, vice-prefeito para assuntos de Promoção Econômica, Agricultura e Cooperação; Irene Baraldi, assessora do Prefeito de Modena, Massimo Mezzetti; Stefano Reggianini, CEO da Agência de Mobilidade e Transporte Público de Modena; e Asya Bornazzini, especialista em Inovação da HERA, que atua no ramo de distribuição de gás, água, energia e eliminação de resíduos.
A visita à UEL faz parte da agenda da comitiva em Londrina, que se estende até esta sexta-feira (13) e tem por objetivo estabelecer um projeto de desenvolvimento que beneficie as duas cidades e ajude a promover os laços comerciais e culturais entre elas. Os encontros na cidade estão sendo coordenados pela Diretoria de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo de Londrina.