Projeto de ensino promove intercâmbios de curta duração
Projeto de ensino promove intercâmbios de curta duração
Os estudantes terão contato com participantes de cerca de 100 países diferentes e a oportunidade de discutir e apresentar soluções para problemas em comumUma das maneiras que a UEL oferece para adicionar uma experiência internacional no currículo acadêmico é o Projeto de Ensino “Programa de Imersão Cultural e Aprimoramento de Línguas Estrangeiras por Meio de Viagens Acadêmicas Internacionais”, coordenado por Marluce Fagotti de Paiva, também responsável pelo projeto Missão Empresarial no Exterior. A próxima viagem tem data marcada para 7 de fevereiro de 2026, e a delegação será composta por estudantes da UEL e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com destino à Nova York, sede do próximo Word International Model United Nations (WIMUN).
O congresso será realizado de 9 a 13 de fevereiro de 2026, e a delegação “Norte do Paraná: UEL e UEM”, embarca para Nova York no dia 7 de fevereiro, com volta marcada para o dia 18 do mesmo mês.

Marluce Fagotti de Paiva, coordenadora do projeto de ensino
Paiva, atual coordenadora do curso de Secretariado Executivo, teve a oportunidade de viajar ao exterior durante sua carreira, e destaca aspectos importantes da viagem ao WIMUN. “A primeira delas é a autonomia no exterior, entender como funciona esse mecanismo de comprar uma passagem, de reservar um hotel, de ver o visto, de entender a documentação necessária, a seriedade que você tem que ter quando você entra num outro país. Então, primeiro são esses protocolos de viagem, além da consolidação da língua inglesa como língua dos negócios e das relações”, descreve.
A delegação da viagem já está sendo formada e, no momento da entrevista, 20 das 30 vagas já haviam sido preenchidas. Segundo Paiva, a duração de 15 dias do intercâmbio que o projeto oferece facilita a participação de estudantes que possuem pouca flexibilidade no calendário. “O objetivo é ajudar e fomentar as ações de internacionalização da UEL, e esse projeto veio justamente para dar a possibilidade do aluno fazer a sua primeira viagem para o exterior, orientado pela universidade”, observa.
A colaboração entre as universidades aconteceu por meio do contato feito por Paiva à Rosângela Alves, coordenadora de um projeto de intercâmbio similar na UEM.
WIMUN
No congresso, os estudantes terão contato com participantes de cerca de 100 países diferentes e a oportunidade de discutir e apresentar soluções para problemas em comum, em simulações que serão realizadas durante os dias do evento. “A visão desse problema se enriquece muito a partir da vivência daquele estudante. Então, essa discussão é importante. E também, se o aluno está preparado para essa discussão, ou se ele ainda não está, porque nós vamos ter que estudar sobre os problemas que serão discutidos”, aponta a coordenadora.
Segundo Beatriz Alexia, estudante do curso de Secretariado Executivo e presidente da MonSec Consultoria, empresa Júnior do curso, a participação em congressos como o WIMUN, com dinâmicas reais de um congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), amplia os horizontes de quem participa. “Eu acho muito importante, principalmente porque em 2024 nós participamos de um congresso empresarial em Foz do Iguaçu, o FACIAP. Foi a minha primeira vez num congresso empresarial, com pessoas extremamente importantes e foi um mundo totalmente diferente”, diz.

Beatriz Alexia, graduanda no curso de Secretariado Executivo
Um dos objetivos de Paiva é que as oportunidades de intercâmbio oferecidas pelo projeto não fiquem concentradas no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), mas que também alcancem os outros oito Centros de Estudos da UEL. Podem participar da viagem tanto estudantes de graduação quanto estudantes do Laboratório de Línguas da UEL, que possuem entre 18 e 30 anos.
Os estudantes interessados podem se manifestar através do preenchimento deste formulário para que o orçamento da viagem seja enviado, e mais informações podem ser encontradas no perfil oficial do curso de Secretariado Executivo no Instagram.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)