UEL está na 1ª colocação entre universidades públicas estaduais do Sul do Brasil

UEL está na 1ª colocação entre universidades públicas estaduais do Sul do Brasil

Estudo avaliou 2.191 instituições de 115 países de todos os continentes

A Universidade Estadual de Londrina está na 1ª colocação entre as universidades públicas estaduais do Sul do Brasil. É o que aponta o Times Higher Education World University Rankings 2026, um dos mais prestigiados rankings internacionais de universidades.

Publicado desde 2004 pela revista britânica Times Higher Education (THE), o estudo utiliza uma metodologia rigorosa e reconhecida internacionalmente para avaliar instituições de ensino superior em várias dimensões. O ranking é baseado em 18 indicadores de desempenho, distribuídos em cinco áreas principais: Ensino; Ambiente de Pesquisa; Qualidade da Pesquisa; Indústria; e Perspectiva Internacional.

A UEL ficou na faixa 1501+ das universidades no mundo, com pontuação geral de 10,3–27,2. O levantamento situa as notas gerais das universidades em intervalos padronizados, que são replicados para outros recortes, como o de nível nacional. Por isso, além da UEL, figuram nessa faixa dos 1501+ outras universidades, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), empatadas com a UEL na primeira colocação entre as universidades públicas estaduais do Sul do país.

Na categoria Ensino, que avalia a reputação acadêmica, a relação entre professores e estudantes e a proporção de doutores no corpo docente e recursos, a UEL obteve a pontuação 30,4. Já na avaliação Ambiente de Pesquisa, que leva em conta a produtividade científica, reputação e financiamento de pesquisa, a universidade obteve nota 12,1.

Qualidade da pesquisa

Outro indicador relacionado à pesquisa é o Qualidade da Pesquisa, que mede o impacto pelo número de vezes que os trabalhos científicos da instituição são citados internacionalmente. Nesta avaliação a UEL obteve nota 20. Na categoria Indústria, que avalia a capacidade da universidade de transferir conhecimento para a indústria por meio de inovações, patentes e parcerias, a universidade marcou 26,9. Por fim, no critério Perspectiva Internacional, que considera a presença de docentes e estudantes internacionais e colaborações globais para pesquisa, a UEL fez 25,9 pontos.

Pela décima vez seguida, a melhor Universidade do mundo segundo o THE é a britânica Universidade de Oxford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e, na terceira colocação, a também americana Universidade de Princeton. Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) ficou com a primeira colocação na faixa 201-250, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na faixa 351-400 melhores do mundo.

O estudo avaliou 2.191 instituições de 115 países de todos os continentes. Há alguns critérios que as instituições precisam cumprir para participarem do ranking, como publicar ao menos 1.000 artigos científicos ao longo de um período de cinco anos e oferecer cursos de graduação.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.