UEL recebeu mais de 90 estrangeiros para provas da edição 2025/2 do Exame CELPE-BRAS

UEL recebeu mais de 90 estrangeiros para provas da edição 2025/2 do Exame CELPE-BRAS

Os participantes internacionais devem aguardar a divulgação do resultado oficial, que está previsto para ser publicado a partir do dia 17 de dezembro

A edição 2025/2 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) foi aplicada no mundo todo entre os dias 21 e 24 de outubro. A UEL foi um dos postos aplicadores, aplicandoo as duas partes do exame — a prova escrita e a prova oral.

A UEL recebeu mais de 90 estrangeiros para a realização das provas. O contingente demonstrou grande diversidade de origens, contando com participantes de várias regiões do mundo, com destaque para a participação de estudantes da América Latina e Central, do continente africano e até da Rússia.

Este grupo incluiu os próprios alunos do programa PEC-PLE da UEL, que fazem o curso preparatório de português desde março e agora buscam a certificação que lhes permitirá iniciar os estudos de graduação no Brasil.

O sucesso da aplicação do Exame Celpe-Bras é resultado direto do trabalho de professores, estudantes e parte da equipe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que atuam ativamente na organização e na aplicação das provas durante todo o período.

Os participantes internacionais devem aguardar a divulgação do resultado oficial, que está previsto para ser publicado a partir do dia 17 de dezembro de 2025. Os participantes terão acesso ao resultado mediante inserção de login e senha neste endereço.

Preparação

Segunda-feira (20), foi o último dia de aula do curso PEC-PLE antes do Exame. A partir de terça-feira (21) os estudantes interacionais realizaram as provas escrita e oral do Exame Celpe-Bras.

PEC-PLE significa Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira, uma das modalidades do PEC. Estudantes selecionados pelos Ministérios das Relações Exteriores e Educação vêm para o Brasil um ano antes de ingressar na graduação para estudar língua portuguesa e cultura brasileira. A duração do curso é de aproximadamente um ano e, ao final, o estudante precisa ser aprovado no exame Celpe-Bras para poder iniciar a graduação.

Esse ano, a UEL recebeu 13 alunos PEC-PLE de países como Costa Rica, Jamaica, Nigéria, República do Congo e República Democrática do Congo. Além disso, as aulas de português também foram oferecidas a 3 alunos em mobilidade acadêmica vindos do Japão, México e Zâmbia.

Após a realização das provas, as aulas continuam até o início de dezembro com foco, agora, em linguagem acadêmica que os estudantes vão precisar duarante os cursos de graduação a partir de 2026. Eles também participarão do V Forinter em novembro.

(Com informações do Boletim da ARI – novembro/2025)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.