Animais, humanos e meio ambiente em harmonia

Animais, humanos e meio ambiente em harmonia

Empresa Jr. de Medicina Veterinária atua na capacitação técnica e na qualificação pessoal dos estudantes, com consultorias e ações de humanização.

A relação entre pessoas e animais, seja na convivência diária, na agricultura ou na alimentação, tem se tornado cada vez mais estreita. Com o aumento da proximidade, a saúde humana, animal e ambiental passaram a estar intimamente ligadas e se tornaram interdependentes. O relacionamento entre essas três esferas é, no geral, bem positivo. No entanto, para que essa aproximação não ocasione desequilíbrios na sociedade e na Natureza, é preciso ter certos cuidados na hora de interagir com os animais, de estimação ou não.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Jornal-Noticia-1024x265.jpg
Edição número 1417 de
março de 2023
Confira a edição completa

Orientar sobre as precauções necessárias para uma boa relação entre homem e animal é apenas um dos objetivos da VETJR, Empresa Júnior de consultoria veterinária que presta serviços para a comunidade de Londrina e região.

Fundada em 2004, a empresa está vinculada, desde 2019, ao projeto “VETJR UEL: a extensão formando especialistas por meio da formação generalista”, coordenado pelo professor Fábio Morotti, do Departamento de Clínicas Veterinárias (CCA). A VETJR atua oferecendo assistência técnica, prestando serviços e desenvolvendo projetos para instituições públicas e privadas, entidades e sociedade em geral.

Mediante a tutoria de um docente, os estudantes do curso de Medicina Veterinária que participam da empresa júnior realizam visitas diagnósticas, implementação de sistemas de criação, manejo sanitário, nutricional e reprodutivo, entre diversas outras ações. Todas as atividades promovidas servem para que os alunos possam desenvolver competências que serão exigidas na vida profissional. “Desde a implementação do projeto de extensão, ao qual a VETJR está vinculada, nós já executamos mais de 30 subprojetos, como serviços de consultoria”, revela Morotti. “Hoje a maior demanda que nós temos é com relação à atividade voltada a grandes animais e assistência às propriedades rurais”, acrescenta.

Além da experiência com os serviços ofertados, a empresa júnior também procura fortalecer o caráter cultural, educacional e social dos estudantes, visando o melhor atendimento ao público e, consequentemente, uma formação mais adequada. A equipe promove, por exemplo, algumas ações em casas de apoio a idosos, escolas municipais e creches. “Nosso foco é a qualificação do aluno no âmbito prático, mas entendemos que essa parte social também é importante. Tentamos mostrar um pouco da nossa rotina, das nossas atividades”, afirma o professor.

A VET.JR oferece assistência técnica, serviços e desenvolve projetos para instituições, entidades e sociedade em geral.

Durante as visitas, a intenção da empresa é levar informações básicas sobre o cuidado com os animais e sobre a Saúde Única. Também chamada de One Health, trata-se de uma abordagem, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca entender melhor sobre doenças infecciosas transmitidas entre animais e seres humanos. Conhecidas como zoonoses, essas doenças podem representar um grande risco para a saúde pública devido à interação cada vez mais próxima das pessoas com os animais.

Melhor amigo do homem

Segundo explica Morotti, grande parte desses problemas é causada pela humanização excessiva dos animais domésticos, que, muitas vezes, são vistos como membros da família e não como animais de fato. Porém, como indica o docente, tratar um animal como animal não quer dizer deixar de lado os cuidados, a proteção e o carinho que eles merecem. Ter um bichinho de estimação pode, inclusive, ser muito benéfico para a saúde, como comprovam inúmeras pesquisas. De acordo com Morotti, cuja formação acadêmica é voltada para grandes animais, o contato com os animais é necessário em termos afetivos, psicológicos e, pensando de forma mais ampla, econômicos e nutricionais.

Para o professor, é possível aproveitar todas essas vantagens se houver uma interação segura e respeitosa entre as duas partes. “O contato do homem com o animal é importante no sentido de criar afeto e trazer soluções para problemas relacionados à depressão e crises de ansiedade. Isso também cabe na área de grandes animais. Existe uma sintonia entre o homem e o animal na fazenda”, afirma o docente. “É preciso cuidar do animal da forma como ele tem que ser cuidado, mas sem humanizá-los e sem exageros”, completa.

A ida regular ao veterinário e a preocupação com os hábitos de higiene, tanto pessoal quanto do animal e do ambiente, são essenciais para evitar a transmissão e a contaminação por doenças. Recomenda-se também ter cautela ao preparar alimentos e atenção à qualidade da água a ser consumida. Para orientar sobre os cuidados necessários com pequenos animais, a VETJR oferece, por exemplo, consultoria em canil ou gatil e treinamentos para tutores de pets. Já com relação aos grandes, a empresa visita propriedades rurais e realiza, entre outras ações, o treinamento da equipe da fazenda e a gestão de índice zootécnico.

ExpoLondrina

Além de disponibilizar serviços diversos, a VETJR também costuma participar de feiras agropecuárias, como a ExpoLondrina, por exemplo. Neste ano, a empresa participa novamente do evento, a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O objetivo é apresentar os serviços ofertados pelos alunos e dialogar com o público, promovendo atividades interativas para os visitantes. O estande da empresa ficará localizado na Via Rural, durante toda a ExpoLondrina 2023, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também