Universidade disponibiliza Repositório Institucional com acesso livre

Sistema digital, que será lançado nesta terça (17), reúne mais de 9 mil exemplares e produções da comunidade acadêmica.

Na constante busca de ampliar o alcance e proporcionar a democratização do acesso à produção acadêmica, a Universidade Estadual de Londrina, por meio da Biblioteca Central (BC), disponibiliza o Repositório Institucional da UEL (RIUEL). Alinhado ao movimento mundial de acesso aberto, o sistema oferece um ambiente digital e permanente com produções de diferentes gêneros disponíveis à toda a comunidade, tanto no panorama nacional quanto internacional. O repositório será lançado nesta terça-feira (17), às 10h, em cerimônia na Biblioteca Central, mas o sistema já está em funcionamento e pode ser acessado normalmente.

Apesar de sua recente implementação, o Repositório já disponibiliza mais de 9 mil arquivos que antes faziam parte da biblioteca digital. O que o diferencia do sistema anterior é a maior variedade de tipologia documental, comportando arquivos de áudio, texto e imagens, os quais, devido a seu tamanho, antes não podiam ser armazenados.

Os planos para o Repositório, no entanto, não acabam por aí. De acordo com Patrícia Pereira de Almeida, da Divisão de Processos Técnicos da Biblioteca Central, o armazenamento de teses e dissertações é apenas o primeiro passo do abastecimento do sistema. “Estamos trabalhando na segunda etapa, que é o auto-arquivamento de TCCs e monografias, e daí, em uma terceira etapa, vem as outras publicações, artigos e capítulos de livros” explica a bibliotecária.

Patrícia ainda ressalta a ampla acessibilidade proporcionada pelo acervo digital, o qual pode ser acessado por qualquer pessoa, mesmo aqueles que não integram a comunidade acadêmica. “A ideia é justamente universalizar o acesso ao conhecimento produzido na universidade. É um instrumento de pesquisa, educação e ensino”, ela acrescenta.

Uma longa história

A ideia de implementar um Repositório Institucional na UEL remonta mais de uma década, e quem acompanhou todo o desenvolvimento foi a diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL (SB/UEL), Neide Zaninelli. Segundo ela, a proposta se baseou em um projeto de lei de 2011 sobre a obrigatoriedade de construção de repositórios institucionais de acesso livre em instituições de ensino superior. Diante disso, por meio da Resolução CEPE-CA nº 136/2013, o sistema foi criado e regulamentado e, desde então, diversos setores têm trabalhado para a sua implementação.

Para Neide, o acervo digital é um feito de grande importância para a Biblioteca e para a UEL, tendo em vista as oportunidades que ele oferece em um nível mundial. “Os repositórios estão se tornando uma ferramenta estratégica para as universidades, promovendo a visibilidade e facilitando o acesso à produção científica (…) estamos animados com as possibilidades que ele trará para nossa comunidade” pontua.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.