Professores integram recém-criado Conselho Municipal de Planejamento Territorial

Foram eleitos 34 integrantes de entidades, associações e conselhos. Eles terão mandato de três anos.

O Prefeito do Campus Universitário, professor Gilson Bergoc, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), foi eleito no último final de semana o representante da UEL no Conselho Municipal de Planejamento Territorial de Londrina, que terá a missão de ajudar no processo de planificação e gestão urbana e territorial de Londrina. O Conselho foi constituído no último domingo, durante a 6ª Conferência Municipal de Planejamento Urbano.

Foram escolhidos 34 membros, sendo 12 gestores e administradores públicos, nove de movimentos sociais, quatro trabalhadores, quatro empresários, três de entidades acadêmicas, entre elas da UEL, e dois de organizações não governamentais. O professor Ayoub Hanna Ayoub, do Departamento de Comunicação/Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), é o membro suplente da UEL no novo Conselho.

Prefeito do Campus Gilson Bergoc integra o Conselho por um período de três anos.

Os membros eleitos terão um mandato de três anos. O objetivo é acompanhar o processo de elaboração das leis urbanísticas, que detalham as diretrizes do Plano Diretor. Entre elas a Lei do Perímetro Urbano, Uso e Ocupação do Solo, do Parcelamento do Solo e do Sistema Viário. Integram o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina representantes da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), das Secretarias Municipais de Obras e Pavimentação, Cultura, Ambiente, Assistência Social e Agricultura e Abastecimento.

Também fazem parte diversos movimentos populares e representantes do empresariado. Nas entidades profissionais estão o Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Londrina (IAB), Clube de Engenharia e Arquitetura (Ceal), Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e ONG E-letro Associação Gestora de Eletro. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também conta com um integrante.

(Com informações do N.com da Prefeitura de Londrina).