Mostra Anual de Ensino conta com 202 trabalhos inscritos

Além dos estudantes do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão (PIBIS), participam alunos do PIBID e PET.

Mais de 200 trabalhos serão apresentados no 2º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O evento começa no próximo dia 17 de novembro, em conjunto com a programação do 3º Encontro Anual de Extensão Universitária e o 9º Simpósio de Extensão da UEL “Por Extenso”. A transmissão será online, via Google Meet.

Além dos estudantes do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão (PIBIS), participam alunos e professores do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)Programa de Educação Tutorial (PET), de projetos de pesquisa em ensino, de programas de formação complementar, de Residências Pedagógicas, de Empresas Juniores e do Núcleo de Acessibilidade (NAC).

A pró-reitora de graduação, Marta Gimenez Favaro, conta que o objetivo do evento é apresentar os resultados da graduação. “Dar visibilidade às atividades de ensino, em diferentes contextos acadêmicos, sem dúvida, é uma forma de fortalecer a importância do ensino da graduação, como uma das bases constituintes da Universidade”, afirma. Serão apresentados o total de 202 trabalhos, que abordam temáticas atuais, relacionadas, por exemplo, à pandemia do novo coronavírus.

As apresentações serão divididas pelas áreas de Arquitetura e Engenharias; Artes, Comunicação e Cultura; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde. Serão três sessões de apresentação simultâneas, em 20 salas virtuais, das 10 ao meio dia, das 14 às 16 horas, e das 16h15 às 18 horas. O cronograma de apresentação, que traz os trabalhos inscritos, está disponível no site do 2º Pró-Ensino.

A primeira edição do Pró-Ensino foi realizada no ano passado, durante o 1º Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL, que reuniu o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), o Encontro Anual de Extensão Universitária e Simpósio de Extensão da UEL Por Extenso, para apresentações de trabalhos desenvolvidos em projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão.

Programação – A cerimônia de abertura do 2º Pró-Ensino e do 9º Por-Extenso tem início às 8 horas do dia 17 de novembro. Na sequência, será realizado o painel “Curricularização e Creditação da Extensão Universitária”, com participação das pró-reitoras de graduação, Marta Fávaro, e de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza, e da convidada Ana Inês Sousa, assessora especial da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A conferência de encerramento dos eventos, marcada para às 19 horas, é também abre o 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O conferencista será o professor Juan Manuel Medina, da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, que falará sobre “Extensão universitária, caminhos para inovação e desenvolvimento social”.