Livro debate benefícios físicos e psicológicos da atividade física

Livro debate benefícios físicos e psicológicos da atividade física

Dividida em 12 capítulos, obra descreve os benefícios biopsicossociais do esporte para vários públicos, como mulheres, pessoas com deficiência e crianças.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


O livro “Esporte: muito além das competições – saúde e qualidade de vida para todos”, organizado pelo professor do Departamento de Ciências do Esporte Hélio Serassuelo Junior – Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) – acaba de ser lançado pela CRV Editora, na última quarta-feira (28). O livro, lançado em comemoração aos 10 anos do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (GEAPS), é uma produção conjunta dos participantes do grupo e de três professores que atuam no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física entre a UEL e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Segundo Hélio, o livro é dividido em 12 capítulos (artigos) que versam sobre os benefícios biopsicossociais do esporte para vários públicos, como mulheres, pessoas com deficiência e crianças. “Há capítulos mais gerais e outros específicos. Também trazemos algumas reflexões sobre os usos da atividade física para pessoas com dependência química, como uma forma de contribuir para a recuperação e melhorar a qualidade de vida desse público”, explica o professor.

Um dos focos do grupo de estudos, os benefícios do esporte para as crianças são tratados em quatro capítulos do livro, escritos por orientandos de Hélio. “Nessa década, é um dos nossos pontos de maior discussão. Não tratamos só do aspecto biológico, dos benefícios das práticas esportivas, mas também das questões de socialização que envolvem a prática esportiva”, comenta.

Pelo Programa de Pós-Graduação, participaram da produção dos artigos os professores Márcia Greguol e Felipe Arruda Moura, do Departamento de Ciências do Esporte, e Enio Ricardo Vaz Ronque, do Departamento de Educação Física. Por conta da pandemia, o autor afirma que não há previsão para o lançamento físico da obra em Londrina.

Serviço

“Esporte: muito além das competições – saúde e qualidade de vida para todos” (Editora CRV, 240 páginas, 2021). Edição: 1ª.

Preço: R$ 53,90 (físico) e R$ 43,75 (digital) – Confira.

Leia também