Pesquisadoras e artistas lançam obra sobre produção de mulheres na Filosofia

Pesquisadoras e artistas lançam obra sobre produção de mulheres na Filosofia

Com apoio do Departamento de Filosofia da UEL, livro tem a proposta de combater o apagamento de mulheres na Filosofia.

A obra “12 Mulheres 12 Filósofas 12 Artistas” (334 páginas) acaba de ser lançada, pela Editora Engenho das Letras. O livro foi produzido e coordenado por uma equipe exclusiva de mulheres pesquisadoras e artistas, com subsídio Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). O lançamento ocorreu na última quarta (22), durante o XI Ciclo Hannah Arendt, promovido pelo Departamento de Filosofia e teve como tema “A visibilidade das mulheres na filosofia”.

Dividida em 12 capítulos, lançamento tem 334 páginas. É vendido por R$70,00 (Divulgação).

Segundo a professora Maria Cristina Muller, do Departamento de Filosofia e coordenadora do Ciclo Hannah Arendt, a intenção da obra é combater o “apagamento de mulheres no pensamento filosófico”. “Desde a Antiguidade Clássica temos mulheres envolvidas com a Filosofia, só que esses conhecimentos não chegam até nós, muitas vezes, o que nos traz uma concepção de Filosofia como uma atividade masculina”, ressalta. O livro é organizado por Maria Cristina e Daniela Hruschka Bahdur, aluna do Programa de Pós-graduação em Filosofia, que também é professora colaboradora do Curso de Direito, do Centro de Estudos Sociais Aplicados.

“Da mesma forma, se olharmos as grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, podemos ver que dificilmente há pensamentos de mulheres em discussão, assim como há poucas mulheres lecionando e nos bancos da sala de aula”, avalia.

Produção científica e artística

A obra é dividida em 12 capítulos, cada um a respeito de uma filósofa. Entre as autoras comentadas, estão a filósofa e economista alemã Rosa de Luxemburgo e as filósofas brasileiras Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez. “Nesses dois casos (de Lélia e Sueli), ainda há o complemento de serem mulheres negras, que passam por um duplo apagamento”, comenta a professora.

Cada um dos 12 capítulos contém uma obra de arte, produzida por uma artista. “As artistas mergulharam nas autoras estudadas, compreenderam o que elas diziam e fizeram as intervenções no livro”, explica a professora. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Engenho das Letras

Serviço


Livro: 12 Mulheres 12 Filósofas 12 Artistas.

Editora: Engenho das Letras. Edição: 1ª. Páginas: 334.

Preço: R$ 70,00.

Leia também