Projeto capacita estudantes sobre relação entre tecido epitelial e Covid-19

Projeto capacita estudantes sobre relação entre tecido epitelial e Covid-19

Com estudo de artigos publicados sobre o tema e palestras, grupo debate as formas de entrada do vírus no organismo.

Desde o início da pandemia da Covid-19, os estudantes da primeira turma do curso de Nutrição/Centro de Ciências da Saúde (CCS) têm a possibilidade de aprofundar os estudos sobre as formas de entrada do coronavírus no organismo. Por meio do projeto de ensino “Estudo Morfo-fisiológico de tecido epitelial: porta de entrada do novo coronavírus (Sars-CoV-2)”, eles aprofundam o conhecimento sobre as especificidades do epitélio e estudam os mais recentes artigos científicos publicados sobre o tema. Neste ano, o projeto passou por uma reestruturação e entra em nova fase.

“Epitélio é tudo que reveste”, como explica a coordenadora do projeto, Daniele Pinheiro, professora do Departamento de Histologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). São consideradas epitélio as partes externas do corpo, como a pele, e as internas, a cavidade do nariz e a camada que protege os órgãos internos. Considerada área básica dos cursos de saúde, o estudo sobre tecido epitelial foi aprofundado no projeto por meio de palestras e análise de artigos. 

Professoras do CCS, Eliane Victoriano e Daniele Pinheiro, destacam o conteúdo do projeto pautado pela produção de conhecimento científico.

Segundo a coordenadora do Departamento de Histologia, Eliane Victoriano, os professores do mais novo curso de graduação da UEL se dividiram e cada um deles trabalhou com determinado epitélio, como os sistemas digestório, urinário e até os olhos. Depois aprofundaram a relação com o Sars-CoV-2. 

As professoras lembram que a primeira turma de Nutrição da UEL iniciou os estudos em 2020, no mesmo período da pandemia. Com o projeto, eles puderam ver desde o início do curso o conteúdo científico, além de aprofundar o conhecimento de uma área básica. “Eles tiveram amadurecimento acadêmico e científico. Isso foi marcante!”, avalia Daniele Pinheiro.

Nova fase

Para este ano, o conteúdo programático do projeto foi reestruturado e atualizado. Haverá ampliação da abordagem dos conteúdos morfo-fisiológicos, abrangendo o ensino dos principais tecidos e órgãos afetados pela Covid-19, detalhando a importância dos diversos tecidos epiteliais. As atividades seguem em formato remoto, pelo Google Classroom.

Além dos alunos de Nutrição, estudantes do curso de Medicina também atuarão como monitores. Um deles é o aluno Sérgio Domingos, do quinto ano de Medicina, que considera o projeto como potencializador dos conhecimentos básicos trabalhados na formação dos estudantes da área da saúde. “É uma oportunidade para trabalhar as habilidades técnicas na construção do raciocínio anatomopatológico”, afirma.

vestibular UEL 2023 inscrição
vestibular UEL 2023 inscrição
Vestibular-2023-uel
Vestibular-2023-uel
previous arrow
next arrow
Leia também