Professores de Artes Cênicas participam de encontro internacional de teatro laboratório

Professores de Artes Cênicas participam de encontro internacional de teatro laboratório

A professora Adriane Maciel Gomes vai lançar o livro “Giorgio Strehler - Tradição e Renovação no teatro” (Editora Appris, 2022).

Os professores Adriane Maciel Gomes e Camilo Scandolara, do Departamento de Música e Teatro(MUT), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), participam de 1 a 14 de abril do 1º Encontro Internacional de Teatro Laboratório e do 9º Encontro PatúAnú – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator e Atriz, na cidade de Samambaia, no Distrito Federal. Realizado há 10 anos, o encontro contará com 20 atividades gratuitas, entre elas apresentação de espetáculos de grupos da cidade, lançamento de livro e  seminário.

O livro a ser lançado no dia 7 de abril é “Giorgio Strehler – Tradição e Renovação no teatro” (Editora Appris, 2022, 152 páginas), de autoria da professora Adriane Maciel Gomes. A obra é resultado das pesquisas a respeito do encenador italiano Giorgio Strehler, que completou o centenário de nascimento em 2021 e foi tema do doutorado em Arte da Cena, desenvolvido por Adriane na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2017. 

Já no dia 8, o professor Camilo Scandolara, que participa desde a primeira edição do encontro, ministra o seminário “Origens do Teatro Laboratório e Suas Pedagogias”, a partir das 14h30. O objetivo da atividade é provocar reflexões de grupos e atores que se dedicaram ao desenvolvimento de pesquisa em teatro para além do espetáculo. Toda a programação pode ser conferida no perfil do PatúAnú.

“O objetivo do evento é expandir e mostrar pesquisa prática. Em outros turnos mostra a produção, ao mesmo tempo em que estabelece uma troca com a cidade e o estado em que está”, afirma Adriane Gomes. 

Lançamento de 152 páginas destaca o encenador italiano Giorgio Strehler.

Núcleo de Pesquisa

O PatúAnú – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator e Atriz é formado por grupos de teatro de todas as partes do país, incluindo participantes da Costa Rica. O núcleo é orientado pelo ator e pesquisador Carlos Simioni, que possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa no teatro focado no teatro laboratório. Pela diversidade dos grupos, o encontro anual já foi realizado em estados como Maranhão, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Recife. Mais informações na página do PatúAnú.

Leia também