UEL inaugura Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas

UEL inaugura Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas

Lapech será utilizado por professores e estudantes de quatro centros de estudo da Universidade.

Beatriz Botelho

Agência UEL


Com mais de mil metros quadrados de área construída e de R$ 2,3 milhões em investimentos, o Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas (Lapech), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (23) para atender aos programas de pós-graduação de quatro centros de estudos da UEL.  A nova estrutura deve melhorar e adequar os espaços destinados às atividades da pesquisa, aumentando o número de projetos integrados entre professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento. 

Considerado um laboratório multiusuário, o Lapech atenderá aos pesquisadores dos Centros de Letras e Ciências Humanas (CLCH),  Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Ciências Exatas (CCE). Com isso, poderá ser utilizado por grupos de estudos e para eventos da pós-graduação. 

A diretora do CLCH, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, destacou durante o evento que o laboratório é a força do trabalho interdisciplinar. “Toda ciência tem uma dimensão humana. É uma honra para nós construir esse espaço, porque é a valorização da pesquisa em Ciências Humanas”, disse.

Lapech será utilizado por professores, estudantes e técnicos de quatro centros de estudos.
Laboratório será utilizado por estudantes, professores e técnicos de quatro centros de estudos (Agência UEL)

Inauguração

Presente na inauguração, o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, lembrou que o prédio foi construído durante a pandemia e que a Universidade não parou, mesmo com as adversidades. “Essa obra é superação. Esse projeto mostra que a UEL não se deixa entregar, pela luta feita por servidores e professores”, disse. 

A idealizadora do Lapech, Irinéa de Lourdes Batista, professora do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), contou que o projeto é esperado há 12 anos por vários grupos de pesquisadores. A construção teve início no primeiro semestre de 2019 e foi finalizada no segundo semestre de 2020. Ela destaca que a construção de uma estrutura como esta é muito importante para os programas de pós, o que garante, inclusive, bom desempenho no conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

O evento teve ainda a participação dos diretores do Cesa, Tânia Lobo Muniz, e CCE,  Silvano César da Costa; dos vice-diretores do Ceca, Rogério Gomes; do CCE, Alan Salvany Felinto; do CLCH, Ana Heloísa Molina; dos pró-reitores da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Mário Sérgio Mantovani, e de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG), Amauri Alcindo Alfieri; do diretor pesquisa da ProPPG, Eduardo José de Almeida Araújo; do professor aposentado, Alamir Aquino Corrêa, um dos idealizadores do laboratório; do prefeito do Campus, Gilson Bergoc, além de diversos servidores e professores da UEL.

Lapech simboliza superação frente à pandemia, segundo reitor
Reitor da UEL, Sérgio de Carvalho. Laboratório representa a superação da Universidade (Agência UEL)

Núcleos temáticos

O Lapech está dividido em núcleos temáticos, de forma a permitir uma maior integração entre as pesquisas e, consequentemente, maior desempenho da produção acadêmica. 

Os núcleo temáticos Núcleo de Ensino e de Aprendizagem em Ciências Humanas e Educação Científica (NEACHEC), Núcleo de Estudos Culturais (NEC), Núcleo de Estudos da Imagem (NEI), Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NECTS), Núcleo de Estudos Sócio-Políticos e Jurídicos (NESPJ), e Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação em Ciências Humanas (TICCH).

A obra teve apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da UEL, tendo um investimento total de R$ 2.373.921,20.

Leia também