Semina Agrárias completa 45 anos com internacionalização e grande procura

Semina Agrárias completa 45 anos com internacionalização e grande procura

Publicação do CCA já disseminou quase 5 mil artigos científicos desde sua fundação, em 1987. Média é de 180 artigos por ano.

A revista SEMINA: Ciências Agrárias acaba de completar 45 anos como uma das melhores publicações da área na região. Quando lançada, em abril/junho de 1978, ela integrava a SEMINA única, com todas as áreas do conhecimento. Desde sua primeira edição, a revista tem disseminado a produção científica da UEL e de outras instituições, paralelamente ao desenvolvimento regional.

Edição da SEMINA de 1978 (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Em 1987, a SEMINA passou a editar fascículos específicos para as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, e Ciências Exatas e Tecnológicas. Já em 2001, foi criada efetivamente a SEMINA: Ciências Agrárias, com um novo ISSN, e em 2009 passou a receber submissões no sistema on-line. De acordo com o professor Nelson Mauricio Lopera Barrero, editor-chefe da revista há três anos, o formato digital provocou um aumento gigantesco da procura pelo periódico.

Para se ter uma ideia, entre 1978 e 1987, foram publicados 257 artigos. Entre 1988 e 2008, foram 725. E entre 2009-2018, foram 2.858 artigos publicados. De 2019 para cá, 1.105 artigos, totalizando 4.945 desde sua criação. Segundo a bibliotecária e secretária geral da revista, Edilaine Aparecida Soares, atualmente a Semina Agrárias publica cerca de 180 artigos por ano, mas já houve anos com mais de 400 publicações. “Recebíamos 20 artigos por dia”, resume. A demanda tornou a revista de fluxo contínuo, em 2021, o que retroalimentou o processo, ou seja, aumentou ainda mais a procura.

Nelson Mauricio Lopera Barrero, editor-chefe da revista. Formato digital aumentou procura por publicação de artigos científicos.

Para o professor Nelson, mais importante que a quantidade, é a qualidade dos estudos publicados, porque influi no fator de impacto da revista, o mais importante critério de qualidade. A revista é a de maior fator entre as Seminas, chegou a praticamente 0,6 alguns anos atrás, decaiu um pouco até por conta do alto número de publicações, mas deve subir nas próximas avaliações. A meta é chegar 1, o que coloca a revista na qualidade de alto impacto.

A Semina Agrárias publica artigos científicos originais, de revisão e comunicações, em inglês e conforme as regras da APA (American Psychology Association). São trabalhos vindos de todos os estados brasileiros e de diversos países, como Colômbia, Arábia Saudita, EUA e Turquia. Curiosamente, o período de pandemia não prejudicou a revista. Pelo contrário, destaca Edilaine: chegaram ainda mais trabalhos para submissão. O editor-chefe explica que qualquer pesquisador, mesmo ainda mestrando ou doutorando, pode submeter seus estudos à publicação, inclusive em espanhol.

Selo de 45 anos da revista, que hoje é uma das principais publicações da área de Agrárias (Reprodução).
Leia também