Pesquisa Ecológica Mata Atlântica Norte do PR comemora 12 anos de atividades

Projeto de longa duração envolve pesquisadores nas áreas residuais da mata atlântica, como a Mata dos Godoy, em Londrina.

Professores, agentes universitários e estudantes de graduação e pós-graduação participaram nesta sexta-feira (26) de um encontro do grupo de Pesquisa Ecológica de Longa Duração “Mata Atlântica do Norte do Paraná” (PELD/MANP) para marcar os 12 anos de atividades envolvendo pesquisas em sítios de preservação. Durante este período, os pesquisadores focaram estudos em fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica do interior) e sítios de restauração ecológica (reflorestamentos com espécies nativas) situados na região de Londrina.

Os estudos buscam mapear os efeitos das mudanças ambientais sobre a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e também sobre áreas em recuperação. Os pesquisadores atuam em parcelas permanentes, em remanescentes florestais e reflorestamentos com espécies nativas. Durante o encontro desta sexta a coordenação do projeto apresentou a proposta de nova identidade visual do PELD/MANP, desenvolvida pelo Escritório de Design (EDn) da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL.

Coordenador do PELD/MANP, José Marcelo Torezan, lembrou que o projeto iniciou as atividades em 2014, dois anos após ter sido inscrito junto ao CNPq (André Ridão/Agência UEL).

Segundo o coordenador do PELD/MANP, professor José Marcelo Torezan, o projeto foi inscrito no CNPq em 2012, mas as atividades tiveram início a partir de 2014. O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração teve início em 1999, sob a coordenação do CNPq, estabelecendo uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas.

De acordo com as normas do PELD, as pesquisas são de longa duração, consideradas importantes para compreensão da biodiversidade, do funcionamento dos ecossistemas, envolvendo saúde pública e formando recursos humanos especializados.  A rede PELD conta atualmente com 45 sítios de pesquisa distribuídos nos diversos biomas brasileiros e no sistema marinho costeiro.

Na UEL, o PELD/MANP integra diversos laboratórios do Centro de Ciências Biológicas (CCB) que estudam áreas relacionadas à vegetação, ecofisiologia, abelhas, aves, besouros, borboletas e mamíferos. Estão envolvidos nas pesquisas o Labre (Vegetação), Lefiv (Ecofisiologia vegetal), Lagea (abelhas e vespas), Lobio (Aves), Entomologia (besouros), Lepidoptera (borboletas) e EECON (Mamíferos).