Doutorando de Educação Física é finalista de prêmio de Ciência Aplicada nos EUA

Para o orientador, conquista do prêmio agrega valor à pesquisa desenvolvida no PPG da UEL e demonstra competência internacional.

O doutorando do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL Witalo Kassiano foi um dos finalistas do prêmio Jack Wilmore de Ciência Aplicada do American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos. O estudante é orientado pelo professor Edilson Serpeloni Cyrino, do Departamento de Educação Física (Cefe) da UEL, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (Gepemene). Witalo está nos EUA realizando doutorado sanduíche e participou da competição com um  ensaio relacionando sua pesquisa com os estudos publicados pelo pesquisador Jack Wilmore, considerando um dos fisiologistas do exercício mais influentes do mundo, que morreu em 2014. O currículo dos candidatos também foi avaliado e utilizado como critério para seleção.

Para o professor Serpeloni, a conquista deste importante prêmio agrega valor à pesquisa desenvolvida no PPG de Educação Física e demonstra competência internacional nos estudos desenvolvidos. Segundo o professor, que permanece até agosto na Europa, em licença especial, Witalo investiga a plasticidade do músculo esquelético, com foco nos efeitos do treinamento de força no crescimento muscular.

Nesta entrevista o orientador do doutorando esclarece a importância deste prêmio e os objetivos da pesquisa desenvolvida pelo estudante do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL:

Witalo Kassiano, um dos finalistas do prêmio Jack Wilmore. O estudante é orientado pelo professor Edilson Serpeloni Cyrino, do Departamento de Educação Física da UEL.

Agência UEL – O que significa o doutorando, Witalo Kassiano, ter sido condecorado com o Prêmio Jack Wilmore?

Edilson Serpeloni – Jack Wilmore Legacy Travel Award premia pesquisas em Ciências básicas e em Ciências Aplicadas. Witalo concorreu nas Ciências Aplicadas com centenas de candidatos de vários países. Para concorrer nesta premiação, os candidatos tiveram que escrever um ensaio do porquê mereciam ser condecorados e relacionar o trabalho a ser apresentado no congresso com os estudos publicados pelo pesquisador Jack Wilmore. O currículo dos candidatos também foi avaliado e utilizado como critério para seleção. Nesse sentido, ganhar este prêmio confere prestígio a Witalo, pois indica que ele desenvolveu competências que permitiram distingui-lo dos demais doutorandos de outros países. Também confere visibilidade ao programa de Pós-Graduação em Educação Física e à Universidade Estadual de Londrina.

O doutorando ficou entre os finalistas do Prêmio de Ciência Aplicada do American College of Sports Medicine?

Ele está entre os dois vencedores do Jack Wilmore Legacy Travel Award, um dos prêmios que a American College of Sports Medicine (ACSM) confere. Este prêmio condecora dois estudantes de doutorado por ano.

Do que trata a pesquisa de Witalo? Qual a importância científica?

No seu doutorado, Witalo investiga a plasticidade do músculo esquelético. Por exemplo, ele tem investigado e publicado estudos sobre os efeitos do treinamento de força no crescimento muscular. Em seu período de doutorado sanduíche, nos Estados Unidos, Witalo está tendo oportunidade de investigar os efeitos do uso de restrição do fluxo sanguíneo associado ao treinamento de força nas adaptações musculares.

Paralelo a este tópico, Witalo está verificando um fenômeno chamado de “efeito cruzado”, ou seja, a observação de que ao treinar exclusivamente um membro (por exemplo o braço direito), ocorrem adaptações no membro não treinado, no caso o braço esquerdo. Esse foi o tópico do trabalho do Witalo, condecorado na ACSM, cujo título foi “The cross-education effect: is there an asymmetrical transfer of strength between dominant and non-dominant limbs?”