Laboratório de Neurociências Motoras adquire Sistema de Eletroencefalograma
Laboratório de Neurociências Motoras adquire Sistema de Eletroencefalograma
Equipamento deve ser utilizado nas investigações para compreensão do controle do movimento humano, segundo coordenador Victor Okazaki.O Laboratório de Neurociências Motoras (Nemo), do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina, adquiriu um novo Sistema de Eletroencefalografia (EEG) para integrar a infraestrutura de pesquisa do projeto. A aquisição do instrumento busca ampliar as possibilidades de estudo com análise de ativação cortical.
Segundo o coordenador do Laboratório, professor Victor Okazaki, do Departamento de Educação Física (Cefe), o novo equipamento é uma ferramenta fundamental, especialmente em relação ao estudo das assimetrias corticais, uso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e modificações corticais decorrentes da aprendizagem motora.
“A Eletroencefalografia (EEG) possibilita a análise das ondas de ativação cortical, permitindo a caracterização das regiões cerebrais envolvidas em diversas funções. Isso nos possibilita investigar os princípios do funcionamento cerebral e suas interações com o corpo, como, por exemplo, na compreensão do controle do movimento humano” explica o professor.
Além das aplicações em pesquisas, o uso dos equipamentos também deve ser feito durante as aulas práticas dos cursos de especialização, mestrado e doutorado, proporcionando uma experiência dinâmica e atualizada para os estudantes, que puderam participar do primeiro treinamento para a utilização do equipamento na última quinta-feira (23).
O Sistema de EEG foi adquirido com recursos do curso de especialização em Neurociências da UEL e as toucas e os eletrodos, com verbas do Programa de Apoio à Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM.
O Laboratório
O Laboratório de Neurociências Motoras, além do Sistema de EEG, conta com sistemas de cinemetria opto-eletrônica, plataformas de força e pressão, sistemas de eletromiografia e eletroestimulação muscular, de estimulação transcraniana por corrente contínua, além de diversos softwares e hardwares desenvolvidos pelo coordenador do Laboratório.
Atualmente, o setor é voltado para a pesquisa em áreas de Controle Motor, Lateralidade e Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, com trabalhos divulgados em renomadas revistas científicas, incluindo Experimental Brain Research, Neuroscience and Behavioral Reviews, Brain Research entre outras.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.